

Biojoias produzidas por artesãs indígenas encantam público na Feira de Economia Criativa do Governo Presente


A Feira de Economia Criativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem se consolidado como uma importante oportunidade de geração de renda para artesãs indígenas. A iniciativa esteve na 28ª edição do programa Governo Presente, realizada pelo Governo do Amazonas neste sábado (13/12), na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.
O Governo Presente leva à população serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, bem-estar, empreendedorismo, crédito e assistência social, beneficiando moradores de diversos bairros da capital.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Nesta edição, a Feira de Economia Criativa ganhou destaque com o comércio de biojoias produzidas por artesãs indígenas das etnias Sateré-Mawé e Baré. Confeccionadas com sementes naturais de tucumã, açaí e morototó, as peças chamaram a atenção do público pela riqueza de cores, originalidade e forte identidade cultural.
Indígena da etnia Baré, a artesã Alda Pereira ressaltou a importância de participar da Feira de Economia Criativa, que, além de gerar renda, possibilita a preservação e a transmissão dos saberes tradicionais aprendidos ao longo das gerações em sua família.


“Para mim, é um privilégio participar do Governo Presente, porque posso trazer meus produtos, meus artesanatos, e garantir um dinheirinho a mais. É uma renda que entra para a família. Então, eu só tenho a agradecer ao Governo do Amazonas”, afirmou.
Natural do município de Barreirinha, a artesã Cleia Sateré, da etnia Sateré-Mawé, também destacou as oportunidades geradas a partir da valorização do artesanato indígena. Segundo ela, o reconhecimento do trabalho possibilitou levar suas biojoias a outros municípios do Amazonas.


“A oportunidade de estar aqui representa muito. Para nós, é fundamental ter essa chance de ganhar nosso dinheiro por meio do artesanato, que faz parte da nossa origem. Participar desses eventos ajuda muito a minha família, porque é do artesanato que eu vivo”, destacou.
A Feira de Economia Criativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a valorização da cultura indígena, o fortalecimento da economia criativa e a geração de renda para comunidades tradicionais, promovendo inclusão social e preservação dos saberes ancestrais por meio da arte e do empreendedorismo.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





