

Uma ação chamou a atenção de motoristas, pilotos e pedestres na Avenida Antonio Maia, próximo ao semáforo da Marabá Pioneira. O Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), realizou uma importante mobilização em alusão ao Dezembro Vermelho neste sábado, 13. A iniciativa teve como foco a conscientização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e AIDS, incentivando a população a adotar práticas seguras e realizar testagens regulares.
A ação, que é realizada anualmente, contou com a distribuição de materiais informativos, preservativos e lubrificantes, além de orientações sobre a importância do sexo seguro. O objetivo principal é “conscientizar as pessoas a usarem os preservativos, fazer relações protegidas”, explicou Anita Figueiredo, enfermeira do CTA.


Além da prevenção, a campanha busca ativamente minimizar o preconceito que há em relação ao HIV/AIDS. Para isso, o CTA funciona como porta aberta, oferecendo testagens gratuitas e acessíveis para toda a população, inclusive em todas as unidades básicas de saúde do município.
“Qualquer dia você pode nos procurar e realizarmos as testagens, todos os exames de HIV, sífilis e hepatites B e C, com profissionais capacitados, todos para atender a demanda espontânea”, ressaltou a enfermeira Anita Figueiredo, destacando a facilidade de acesso aos serviços, seja por encaminhamento médico ou demanda espontânea.
A iniciativa foi bem recebida pela comunidade, que reconheceu a importância da ação em um local de grande movimento.
Maria do Socorro, vendedora, elogiou a iniciativa, mas sugeriu que a distribuição fosse ampliada para outros bairros. “É muito importante. Deveria ter em cada local porque a gente mesmo, eu necessito de pegar, antigamente tinha aqui na Velha Marabá, agora tem que ir lá na Nova, aí muitas vezes a gente está comprando, muitas vezes a gente não tem o dinheiro, então seria muito importante se em cada bairro tivesse um local, então os agentes de saúde distribuíssem para a gente”, pontuou a vendedora.


Júlio César de Jesus, que é casado, enfatizou a necessidade de debater a saúde em família. “Excelente a campanha, tem que ter mesmo. A gente nunca sabe quando a gente vai estar envolvido, principalmente casais. E há a necessidade da gente trabalhar a saúde também em família”, disse.


Wilson, motorista de aplicativo, resumiu a importância da prevenção. “É importante, com certeza, porque a prevenção é fácil de fazer a diferença, né? Se você não se prevenir, você vai acabar morrendo. Então, é bom”, alertou.


A campanha do Dezembro Vermelho segue ativa durante todo o mês, reforçando a mensagem de que a prevenção é o caminho mais importante.
“Sexo protegido. Isso é o mais importante, porque assim, se protegendo, você protege o próximo”, concluiu Anita Figueiredo.




Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Sérgio Barros
The post Dezembro Vermelho: SAE/CTA promove ação de conscientização no semáforo da Marabá Pioneira appeared first on Prefeitura de Marabá .
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase Mín. 20° Máx. 27°





