

Iniciativa integra ações previstas no Plano de Governo do executivo estadual–Foto: Roberto Zacarias / SecomGOVSC
O Projeto de Lei nº 781/2025, que atualiza a legislação estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) foi aprovado pela Assembleia Legislativa de SC e agora vai para a sanção do governador Jorginho Mello. O PL servirá como base fundamental para a criação do Programa Mais Verde de Pagamentos por Serviços Ambientais, iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), por meio da Gerência de Economia Verde. O programa, que será regulamentado pelo executivo, é uma das ações que completa as entregas previstas no plano de governo do executivo estadual.
A iniciativa prevê investimentos financeiros em ações voltadas à valorização da conservação ambiental. O Programa Mais Verde, por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), beneficiará pequenas propriedades rurais que possuem áreas com cobertura de florestas nativas preservadas. A expectativa é beneficiar até 20 mil proprietários rurais em todo o território catarinense, premiando e garantindo a preservação de cerca de 100 mil hectares de florestas nativas.
“Com a atualização do marco legal do PSA, Santa Catarina dá um passo estratégico rumo a uma política ambiental mais moderna, efetiva e conectada com os desafios atuais. O Programa Mais Verde nasce com a missão de valorizar quem preserva, fortalecer nossa segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento sustentável no campo. É uma política pública que combina visão de futuro com resultados concretos, promovendo justiça ambiental e socioeconômica para milhares de catarinenses”, destaca o secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta.
A distribuição dos recursos entre as regiões catarinenses seguirá critérios técnicos de priorização, que consideram mais urgentes regiões com menor desenvolvimento socioeconômico (IDH invertido), a frequência de estiagens severas, o número de estabelecimentos agropecuários e a proporção de cobertura vegetal nativa. Além de fortalecer a proteção da Mata Atlântica e a segurança hídrica, a iniciativa contribuirá para aumentar a resiliência das comunidades rurais frente às mudanças climáticas, reduzir emissões de carbono e mitigar os impactos de eventos extremos. No momento, o decreto que cria o Programa Mais Verde está em processo de elaboração.
“A aprovação do PL 781/2025 marca um avanço extraordinário para Santa Catarina. Com ele, o Estado passa a contar com uma Política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) muito mais moderna, dinâmica e realmente preparada para os desafios atuais. Com essa atualização, Santa Catarina ganha a oportunidade de ampliar significativamente programas e projetos de PSA, tornando-se referência nacional na promoção da conservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável”, destaca o gerente de Economia Verde da Semae, Robson Cunha.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





