Domingo, 18 de Janeiro de 2026
26°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde São Sebastião - SP

USFs têm ponto facultativo no fim do ano e emergências vão direcionados para UPA e hospitais

As 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Sebastião n estarão fechadas entre os dias 24 de dezembro e 4 de janeiro de 2026 com o expediente ...

18/12/2025 às 23h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

As 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Sebastião n estarão fechadas entre os dias 24 de dezembro e 4 de janeiro de 2026 com o expediente sendo retomado na segunda-feira (5/01).

As unidades de saúde acompanham o Decreto Municipal 9.952/2025, que dispõe sobre o expediente de trabalho nos órgãos da administração estabelecendo ponto facultativo. O decreto leva em conta a realização das festas de fim de ano, além das celebrações religiosas.    

Os casos emergenciais serão direcionados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro e ao Hospital de Clínicas de São Sebastião - Costa Sul (HCSS-CS), que fica em Boiçucanga e estão com esquema especial de atendimento.

O diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Paulo Henrique Santana, disse que o recesso de fim de ano é estratégico para evitar um possível esgotamento crítico, principalmente nos profissionais de saúde. “Depois de tantos períodos de emergência, o servidor precisa de tempo com a própria família para retomar o equilíbrio pessoal”.

Ainda conforme ele, “com as energias renovadas, a receptividade para as inovações e os avanços previstos 2026 serão muito maiores”, disse Paulo Henrique em referência ao fato que sem pessoas descansadas, as máquinas e os prédios novos não “entregam o acolhimento necessário”.

De acordo com Santana, os últimos anos foram um verdadeiro teste de fogo. “Passar por uma crise sanitária global (coronavírus), um desastre natural de proporções histórica (tragédia climática de 2023) e, logo em seguida, um surto epidemiológico (a maior epidemia de dengue das últimas décadas), exige uma resiliência emocional e física que poucos setores enfrentam”.

A secretária de Saúde, Laysa Pires, disse que 2025 foi um ano de muitos desafios. “Pensar no descanso do servidor, nesta época do ano, também é pensar na saúde do trabalhador e na valorização dos nossos profissionais. O servidor terá um benefício inédito, concedido pelo prefeito Reinaldinho Moreira”.

A secretária destacou ainda que os serviços de urgência como a UPA, os hospitais do Centro e da Costa Sul, além do transporte sanitário e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) continuarão funcionando “paara dar todo suporte a nossa população, neste período do recesso”.   

Serviço:

UPA Centro:Não para

HCSS Centro:Não para

HCSS – CS:Não para

SAMU:Funciona todos os dias 24h

Transporte Sanitário: 26/12 das 8h às 17h; 29/12 das 8h às 17h; 30/12 das 8h às 17h; 2/01 das 8h às 17h

Clínica de Hemodiálise:Funcionará normalmente durante todos os dias, exceto no dia 25 de dezembro e no dia 1º de janeiro

Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA):24 de dezembro até meio-dia, somente emergências e risco iminente de óbito; 29 e 30 de dezembro horário normal e dia 31 até meio-dia também emergências (risco iminente de óbito).

 

 #PraTodosVerem:Unidades de Saúde da Família do municípioestarão em ponto facultativo 24,29,30 e 31 de dezembro com base no decreto do prefeito Reinaldinho Moreira, que estabelece o expediente durante as celebrações familiares e religiosas no Natal e Réveillon. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários