

O Jardim Botânico, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), realizou na quinta-feira (18/12), no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, o evento de encerramento das atividades do Projeto Caminho do Lixo. A iniciativa de educação ambiental envolveu, ao longo do ano, 109 jovens do Centro da Juventude (CJ) de Viamão, com foco na conscientização sobre o descarte correto de resíduos e na formação de multiplicadores ambientais em suas comunidades.
“Ao longo das atividades, foram abordados temas como a destinação adequada de resíduos, mudanças climáticas, saneamento, segurança alimentar e conservação da biodiversidade”, ressalta a diretora de Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade do Jardim Botânico, Mariela Secchi.
O projeto em 2025 contou com 13 aulas teóricas e práticas, com foco na conscientização sobre o descarte adequado de resíduos e seus impactos ambientais. Os participantes foram formados como multiplicadores ambientais, aptos a disseminar os conhecimentos adquiridos em suas comunidades. O evento de encerramento reuniu 67 jovens multiplicadores e contou com a entrega de certificados.
Antes da cerimônia, os participantes também realizaram uma trilha orientada no Parque Zoológico, atividade que integrou a proposta pedagógica do projeto e proporcionou uma vivência prática de educação ambiental, com contato direto com a natureza e a fauna silvestre.
Ação conjunta
O Projeto Caminho do Lixo é executado pela Sema em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A iniciativa integra o Programa RS Seguro – coordenado pela Secretária da Segurança Pública (SSP) –, que tem a educação como estratégia para melhorar a evasão escolar e oferecer alternativas e oportunidades atrativas aos jovens de regiões mais vulneráveis.
A atuação do Jardim Botânico foi central em todas as etapas da iniciativa, desde o planejamento das atividades até a condução das oficinas e ações práticas. A ação reforça o papel do parque como referência em educação ambiental, formação de multiplicadores e aproximação entre conhecimento científico e a comunidade.
Histórico do projeto
Ao longo de 2025, o projeto Caminho do Lixo promoveu diferentes ações educativas com os jovens do Centro da Juventude de Viamão, abordando temas como mudanças climáticas, gestão de resíduos, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. As atividades incluíram oficinas práticas, capacitações e vivências em espaços ambientais.
Algumas das ações realizadas:
Texto: Milena Oliveira/Ascom Sema
Edição: Secom
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





