

Mutirão reforça a expansão do Opera+ Amazonas e amplia o atendimento especializado no interior


Durante agenda realizada neste sábado (20/12), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o governador Wilson Lima anunciou a realização de um mutirão de cirurgias oftalmológicas no município, que irá disponibilizar 120 procedimentos para correção de catarata, a partir do dia 28 de dezembro. A ação será realizada no Hospital Padre Colombo, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do programa Opera+ Amazonas.
O governador Wilson Lima destacou a importância da cirurgia de catarata e o impacto direto que o procedimento gera na vida dos pacientes, ao possibilitar a recuperação da visão e a retomada da autonomia e da qualidade de vida.
“Essa é uma cirurgia que tem uma relevância muito grande na vida dessas pessoas, porque permite que voltem a enxergar. São 120 cirurgias e aquelas que a gente não conseguir realizar e que houver demandas, iremos voltar ou também pode ir para a capital, pois nós estamos fazendo a consulta, o pré-operatório e a cirurgia”, afirmou o governador Wilson Lima.
O mutirão em Parintins integra o maior ciclo de cirurgias de catarata já realizado pelo Governo do Amazonas, com ações simultâneas na capital e no interior do estado. A iniciativa fortalece a assistência oftalmológica ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia o acesso da população a procedimentos especializados em todo o território amazonense.
Com a intensificação do programa Opera+ Amazonas, o Governo do Estado tem avançado na redução das filas e na agilização do atendimento oftalmológico. A estratégia possibilitou zerar a fila de cirurgias de catarata em Manaus e viabilizou a expansão dos mutirões para os municípios do interior, fortalecendo a regionalização dos serviços de saúde.
O programa tem a meta de realizar 12 mil cirurgias de catarata até o final de 2025, somando atendimentos na capital e nos municípios. A iniciativa integra a política de descentralização da saúde e amplia a resolutividade regional, garantindo que os pacientes tenham acesso ao procedimento sem a necessidade de deslocamento para Manaus.

Avanços na saúde em Parintins
O mutirão se soma a uma série de investimentos já realizados pelo Estado na área da saúde em Parintins. No Hospital Jofre Cohen, o Governo do Amazonas garantiu a implantação inédita de 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo cinco leitos de UTI Neonatal e oito de UTI Adulto, reforçando o atendimento de média e alta complexidade no município.
A Carreta da Saúde realizou, de 2023 a 2025, mais de 2,5 mil atendimentos especializados em Parintins, contribuindo para ampliar o acesso da população a exames e consultas.
O município também avançou na área de Telessaúde com a implantação de três telessalas do programa Saúde AM Digital, ampliando a agilidade no atendimento e no resultado de exames. Inauguradas em 21 de junho de 2025, duas estruturas funcionam no Centro de Telemedicina, para teleconsulta e telediagnóstico, e uma no Instituto de Autismo de Parintins, permitindo atendimentos especializados à distância e reduzindo a necessidade de deslocamento para a capital.
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior Mín. 20° Máx. 27°





