

02Histórias que encantam, despertam a imaginação e ampliam o olhar sobre o mundo podem ser uma boa companhia para o período de férias escolares. Na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, crianças e famílias encontram agora ainda mais opções: o espaço recebeu 600 novos livros infantis, que passam a integrar o acervo disponível para leitura e empréstimo gratuitos.
Pessoas, lugares e virtudes ganham forma em narrativas que abordam, de maneira lúdica e sensível, temas ligados à nossa humanidade. Os novos títulos são voltados para crianças de todas as idades e já estão à disposição do público, sem burocracia ou custo.
A ampliação do acervo foi possível por meio de um acordo firmado entre a Diretoria de Patrimônio e Memória da FCMS e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação. A iniciativa fortalece o atendimento a um público que já frequenta regularmente a Biblioteca Isaías Paim.
“Felizmente temos um grande fluxo de jovens leitores aqui. É um espaço muito diverso para eles, com área infantil que sempre atrai visitantes, inclusive aos sábados. Alguns vêm para estudar, muitos para conhecer novas obras, ler por recreação e levar livros por empréstimo. Essa nova aquisição é importante porque reforça nosso acervo e contribui para a formação de novos leitores”, explica Aparecido Melchiades, coordenador da Biblioteca.
Inicialmente fora do itinerário de distribuição do FNDE, a Biblioteca Isaías Paim foi incluída após diálogo com a equipe responsável. “Temos um público expressivo de crianças e adolescentes e projetos de incentivo à leitura que justificam nossa participação. Conseguimos integrar um dos lotes de distribuição, que reúne livros especiais, celebrando a magia do universo da primeira e da segunda infância”, afirma Melly Sena, diretora de Patrimônio e Memória da FCMS.
Portas abertas
Entre prosa e poesia, os livros percorrem temas como a natureza, a gentileza e o imaginário infantil, revelando histórias mágicas, diversas e instigantes. Um universo que pode ser explorado tanto no espaço da Biblioteca quanto levado para casa por meio de empréstimo.
O primeiro passo é a emissão gratuita da carteirinha de leitor. Para isso, basta apresentar um documento com foto e comprovante de residência na Biblioteca Isaías Paim. O cadastro é feito na hora e já permite consultar o acervo, que reúne mais de 40 mil obras.
Com a carteirinha, também é possível pesquisar títulos e fazer reservas de forma remota. “Nosso sistema integrado e digital reúne todo o acervo da Biblioteca e é de fácil acesso. Por meio dele, sem custo algum, a pessoa encontra o livro que deseja e já garante a reserva”, explica Aparecido Melchiades. O acesso é pelo link: fcms.phlnet.com.br .
Além do acervo catalogado, a Biblioteca mantém o projeto Troca Book. Dois expositores ficam disponíveis com livros doados de diversos gêneros. O funcionamento é simples: a pessoa deixa um livro e leva outro, incentivando a circulação permanente e gratuita de obras.
Serviço
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim funciona no térreo do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, em Campo Grande.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h.


Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





