

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Tocantins destaca a iniciativa de sucesso da Prefeitura de Paraíso do Tocantins de promover a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, garantindo o transbordo e a destinação final ambientalmente adequada para o aterro sanitário do município de Porto Nacional.
O Governo do Tocantins tem feito gestão com os municípios em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e com as normas técnicas brasileiras vigentes, adotando e fortalecendo as diretrizes do Programa Nacional Lixão Zero, orientando os municípios a cumprirem os procedimentos obrigatórios para o correto acondicionamento e encaminhamento dos resíduos sólidos aos aterros sanitários licenciados.
Os contratos assinados pelo prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, com o município de Porto Nacional garantem que todo o lixo coletado em Paraíso do Tocantins passe a ser destinado ao aterro sanitário operado pela empresa Base Fortins Soluções Ambientais Ltda., localizado no município de Porto Nacional.
A contratação prevê a recepção, pesagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos não perigosos em estrutura devidamente licenciada pelos órgãos ambientais competentes.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a iniciativa em Paraíso reforça o compromisso do município com a sustentabilidade, a saúde pública e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para a erradicação dos lixões e a melhoria da qualidade de vida da população.
A Semarh destaca que ações como essa fortalecem a gestão ambiental responsável e servem de exemplo para outros municípios tocantinenses, promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o Estado.
Gestão nos municípios
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, ressalta que, atualmente, mais de 80% dos municípios tocantinenses possuem seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o que representa um importante avanço no planejamento. No entanto, apenas 30 municípios, cerca de 22%, realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos; a maior parte ainda utiliza lixões ou aterros controlados.
“O prazo final para o encerramento dos lixões em municípios com mais de 50 mil habitantes, como é o caso de Paraíso, já se encerrou, e esta iniciativa do prefeito Celso Morais atende uma demanda histórica do município garantindo uma destinação correta para os resíduos”, complementa Ellen Amaral.
A diretora reforça ainda o empenho do Governo do Tocantins com as visitas técnicas do Programa Lixão Zero no Estado, incentivando os municípios a encerrarem seus lixões.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





