

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) lançou o Programa de Reconversão Ambiental: Recuperação e Fechamento de Mina, iniciativa que consolida a política do Estado voltada à gestão ambiental do pós-mineração em Minas Gerais. A proposta estabelece diretrizes para a recuperação de áreas degradadas, o enfrentamento de passivos ambientais e a promoção de novos usos sustentáveis para territórios impactados pela atividade minerária.
O programa fortalece a atuação técnica da Feam na condução das ações relacionadas ao fechamento de minas ao longo de todo o ciclo da atividade mineral, incorporando planejamento antecipado, recuperação ambiental progressiva e articulação institucional, em integração com os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e outras instituições públicas.
Para o presidente da Feam, Edson de Resende Castro, a iniciativa representa um marco na política ambiental mineira. “O fechamento de minas é um dos grandes desafios da gestão ambiental contemporânea. Com este Programa, a Feam consolida uma atuação técnica, responsável e integrada, que fortalece a recuperação ambiental, reduz riscos e contribui para a construção de alternativas sustentáveis para os territórios minerados”, afirmou.
Desde 2007, a Fundação atua na orientação e no acompanhamento de empreendimentos minerários em fase de fechamento. O novo programa amplia essa atuação ao sistematizar práticas e incorporar o planejamento antecipado como eixo estratégico.
Segundo o diretor de Gestão de Barragens e Mineração da Feam, Roberto Junio Gomes, a publicação do Programa reforça avanços recentes na gestão ambiental do fechamento de minas. “O Programa surge como mais uma ferramenta para garantir que o fechamento das minas seja planejado e executado com responsabilidade, promovendo a recuperação ambiental e a reconversão dos territórios para novos usos produtivos e sustentáveis”, destacou.
De acordo com a gerente de Recuperação de Minas da Feam, Patrícia Rocha Maciel Fernandes, o Programa consolida ações desenvolvidas pela Fundação desde 2018. “Ele abrange desde a recuperação progressiva e o acompanhamento da paralisação temporária até o fechamento definitivo das minas”, explicou.
O lançamento ocorre em um contexto de avanços concretos na gestão do fechamento de minas no estado. Ao longo de 2025, a Feam acompanhou 130 áreas em processo de fechamento e recuperação ambiental, das quais mais de 20 já receberam a Declaração de Recuperação Ambiental emitida pela Fundação.
Outro destaque foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Mineração (ANM), voltado ao desenvolvimento de protocolos conjuntos para a gestão de minas em fechamento e o enfrentamento de passivos ambientais. Também foi lançado um painel interativo com informações sobre minas paralisadas, em fechamento e abandonadas em Minas Gerais, ampliando a transparência e o acesso público aos dados.
O Programa e seus produtos estão disponíveis para consulta no site da Feam .
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





