

O ano de 2025 marcou uma virada na política ambiental do Piauí. Com investimentos estratégicos, modernização e presença intensiva em campo, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alcançou resultados inéditos e assumiu a liderança nacional. O destaque veio na COP30, em Belém (PA), com a apresentação do pioneiro Plano Estadual de Ação Climática, o primeiro do Norte e Nordeste, e a liderança nacional em transição energética, com quase 100% de energia limpa.
Contudo, um dos marcos mais expressivos foi a queda de quase 68% no desmatamento ilegal no primeiro semestre, resultado direto da combinação entre monitoramento contínuo e fiscalização que alcançou 72 cidades, sendo 21 ações específicas contra desmatamento, crescimento de quase 10% em relação a 2024. “O combate ao desmatamento é diário. A queda expressiva mostra nossa presença constante nos municípios piauienses”, destacou o secretário Feliphe Araújo.

A prevenção a queimadas também deu um salto: o Piauí formou mais de 1,2 mil brigadistas em cerca de 100 cidades, superando a soma dos dois anos anteriores. O estado agora conta com quase 2 mil brigadistas ativos em 124 municípios, uma das maiores redes do Nordeste, além de ter registrado o menor número de queimadas em setembro na última década.
Na gestão da água, a mudança foi profunda. O tempo de emissão de outorgas caiu de 45 para cinco dias, e o estado já ultrapassou 1,4 mil outorgas emitidas. No licenciamento ambiental, o ritmo também é recorde, com 5.816 licenças, média de 17 por dia.

O Piauí ganhou destaque internacional ao receber o Prêmio Líderes Locais do Clima 2025, da Bloomberg Philanthropies e C40, impulsionado por ações como o ICMS Ecológico, que premiou quase 200 municípios, dos quais 70% com o selo A. O estado também instalou, em uma ação inédita, 10 novas estações agrometeorológicas, ampliando sua capacidade de monitoramento climático.
Na restauração ecológica, 2025 foi igualmente histórica: a Semarh distribuiu 657.317 mudas a 131 cidades, mais que a soma dos dois anos anteriores. Dessas, 394 mil foram destinadas à recuperação de áreas degradadas, prevenção de incêndios e fortalecimento da agricultura familiar. “Cada muda é um compromisso com o futuro”, reforçou Feliphe Araújo.

A agenda de proteção animal avançou com o Piauí Pet Castramóvel, agora estruturado como clínica móvel, responsável por 609 dos 1.016 procedimentos realizados no ano. Mais de dez municípios receberam a ação.

Nos rios e açudes, o programa de peixamento liberou 1,5 milhão de pós-larvas e alevinos em 14 municípios. Na educação ambiental, 229 escolas de 34 cidades foram atendidas, alcançando 19,7 mil alunos e distribuindo mais de 12 mil mudas.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





