

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), uma das maiores do País, tem uma série de ações que sedimentaram a instituição na promoção e incentivo ao livro e à leitura, realizada pelos setores que constituem o trabalho desenvolvido na instituição, e voltada a todos os públicos.
O diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, ressalta a importância deste objetivo. “A Biblioteca Pública tem como um dos principais escopos oferecer atividades com sua matéria-prima: os livros. Este ano, além de toda a programação cultural gratuita para a população, os setores reforçaram as atividades de leitura com a participação de todo o público, o que torna a instituição um espaço fundamental para o desenvolvimento e difusão da leitura, além de ser a função primordial de uma biblioteca”, reforça.
Com 168 anos e um acervo de aproximadamente 770 mil itens, a BPP recebe uma média de 800 pessoas e realiza cerca de 500 empréstimos diários. Consolidada como um centro cultural, participou pela primeira vez da Festa Internacional de Literatura de Paraty (Flip), que homenageou o poeta curitibano Paulo Leminski, e entrou no rol dos eventos internacionais de literatura. O festival recebeu uma média de 34 mil pessoas de 30 de julho a 3 de agosto, reunindo livrarias, editoras e autores do Brasil e do mundo.
Além disso, a instituição promoveu atividades que contemplaram diversos projetos, como o BPP Musical e o Cine BPP, que continuam com edições bimestrais; o evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, que celebrou duas datas durante todo o mês de março: o Mês da Mulher e o aniversário da Biblioteca; a inauguração da Estante Árabe - Coleção Jamil Snege, uma iniciativa da Associação Árabe de Beneficência do Paraná (Saben), em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, com a doação de mais de 400 exemplares de autoria árabe para o acervo da instituição.
O curitibano Dalton Trevisan (1925-2024), que completaria 100 anos em 14 de junho do ano passado, também recebeu uma programação especial com três eventos: uma seção temática do projeto Ler Junto, um bate-papo sobre a obra do autor, e uma edição especial do Cine BPP com filme baseado em seus contos. Isso somado ao lançamento do Cândido nº 162, edição especial sobre o escritor.
Reforçando a cena literária, A Biblioteca Pública participou de dois eventos: “1º Encontro de Escritores, Editores, Gráficas e Livrarias de Londrina”, que ocorreu na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, no dia 29 de agosto, recebendo um público de mais de 300 pessoas que conheceram o trabalho desenvolvido pela instituição; e o III Festival da Palavra, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), em que a BPP recebeu parte da programação, entre os dias 10 e 13 de setembro. Foram realizadas oficinas, palestras, lançamento de livro e exibição de peça teatral nos espaços da BPP, com uma estimativa de mil pessoas que participaram das ações.
Em novembro, o Mês da Consciência Negra teve três ações para marcar a data: o Cine BPP, exibindo dois episódios da série documental Libertárias – mulheres inspiradoras na história do Brasil, sobre Dandara e Tia Ciata, do cineasta Rodrigo Grota, o BPP Musical com o rapper Bface, e o lançamento dos livros Rei Zumbi das Araucárias, de Mestre Kandiero, e Africanos e Afrodescendentes em Curitiba: Religião, Identidades e o Espaço Sagrado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito (1764-2014), de Andresa Pereira Serpejante.
Entre 1º e 6 de dezembro, ocorreu a 8ª edição da Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi). Com o tema “Escritas daqui”, esta edição da festa contou com a participação de escritores e artistas de todo o Paraná, valorizando a produção literária do estado. O escritor Paulo Venturelli, membro da Academia Paranaense de Letras e autor de obras infantojuvenis premiadas no Brasil e no exterior, foi o homenageado da Flibi. Cerca de 800 pessoas compareceram por dia ao festival e cerca de 70 convidados participaram de saraus, mesas redondas e ministraram oficinas, entre outras atrações.
O jornal Cândido, único suplemento literário no Brasil produzido por uma biblioteca pública, criado em 2011, lançou 10 edições mensais online, com reportagens, textos inéditos e conteúdos assinados por autores consagrados, promovendo grande visibilidade para a literatura, com uma linha editorial diversificada, atingindo cerca de 1.000 leitores mensais.
Neste ano foram lançadas algumas edições especiais: em fevereiro foi publicado Mulheres contra a ditadura, que reuniu uma série de dez conteúdos jornalísticos realizados com mulheres que resistiram de diferentes maneiras à ditadura no Brasil, entre 1964 e 1985, publicados entre as edições 148 e 157 do Cândido; em junho o jornal lançou uma edição em homenagem a Dalton Trevisan, que completaria 100 anos em 2025, em agosto sobre Paulo Leminski, aniversário do escritor e 50 anos de seu livro “Catatau”, e no último número do ano sobre os 70 anos da Poesia Concreta.
Os livros do Edital Outras Palavras, com R$ 2 milhões destinados a editoras independentes do Paraná, foram lançados na Flip, no estande da BPP, e oficialmente durante a Flibi, realizada em dezembro na Biblioteca.
ENCONTROS DO SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - A Divisão de Extensão da BPP, além do Projeto Caixa Estante, e da Biblioteca Sucursal Mário Lobo em Paranaguá, é responsável pela execução das atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. No ano de 2025, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná/Extensão realizou Encontros com os Diretores/Gestores de Cultura dos Municípios do Paraná, e Atendentes de Bibliotecas Públicas juntos, com o objetivo de fortalecer as Bibliotecas Públicas enquanto equipamentos culturais fundamentais para o desenvolvimento da sociedade brasileira e também, versar sobre as boas práticas, sobre o uso de inteligência artificial pelas bibliotecas públicas e ainda, sobre a composição do acervo e onde buscar recursos. Todas as macrorregiões do Estado foram atendidas neste 2025. Também foi realizado o encontro em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e o Encontro Paranaense de Bibliotecários, no mês de outubro.
BIBLIOTECA MÁRIO LOGO– A Biblioteca Mário Lobo foi inaugurada em 2013, em Paranaguá, com parte dos recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura. A Biblioteca conta atualmente com um acervo estimado de 28 mil volumes.
Em 2025, foi dada continuidade ao projeto InovaBiblioteca: viagens literárias na Biblioteca Mário Lobo. A ideia é executar atividades de leitura no espaço para crianças e para o público 60+ que frequenta o CRAS em Paranaguá, com periodicidade mensal, reunindo 302 pessoas, além de cerca de 2.300 empréstimos de livros.
INFORMATIZAÇÃO– Está em andamento o processo de informatização das bibliotecas públicas municipais, por meio de um software proprietário de gestão de bibliotecas para a formação de um catálogo coletivo de acervo das bibliotecas públicas do Paraná, trabalho que resultou na indicação do software PERGAMUM - desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O software tem sua licença autorizada gratuitamente para as bibliotecas públicas do Paraná, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, com a manutenção – estipulada diretamente pelo Pergamum (PUCPR) - a ser paga pelos municípios envolvidos. Criada em 2012, tem como objetivos: intercambiar a informação catalogada entre bibliotecas, elaborar acordos de cooperação, adotar normas comuns, melhorar a qualidade do atendimento aos usuários e implementar o uso de novas tecnologias. A Rede Informatizada Pergamum de Bibliotecas Públicas conta hoje com 18 municípios e 36 Unidades de Informação.
SERVIÇOS ONLINE – A seção de Extensão continua se comunicando com as bibliotecas públicas pelas mídias e encaminhando algumas publicações no formato digital, entre elas o Jornal Cândido e a programação da Biblioteca Pública do Paraná. Também, são repassados todos os pedidos/encaminhamentos do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, bem como a divulgação de cursos importantes para a área, como por exemplo, cursos ofertados pelo Iberbibliotecas.
SEÇÃO BRAILE– Referência em acessibilidade, a Seção Braille completa 57 anos em 2026. Neste ano, destacam-se as comemorações dos 200 anos do Código Braille, com oficinas, palestras e homenagens, que foram organizadas para essa data específica; somadas às demais palestras e outras iniciativas inclusivas como: Cine Inclusivo, Leitura Diferenciada totalizaram 1.241 atendimentos. A Seção também promove, desde 2020, o curso gratuito de braille para videntes, com aulas individuais ou para até três pessoas. A carga horária é de 24 horas, que podem ser distribuídas de acordo com a necessidade do aluno, que ao final, recebe um certificado.
PÚBLICO INFANTIL– A Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), lançou este ano o curso de teatro: “Aulas de Teatro & Movimento BPP-CCTG 2025/2026". O projeto ofereceu 30 vagas gratuitas, divididas em duas turmas, por faixa etária: de 7 a 11 anos, e 12 a 16 anos, e será finalizado em 2026. Ao final do curso, cada grupo apresentará uma peça teatral, e os participantes com mínimo de 75% de frequência receberão certificado.
Foi feita também uma nova edição da Noite na Biblioteca, para 50 crianças de 6 a 10 anos. O evento ocorreu em agosto e ofereceu uma série de atividades gratuitas com muita cultura, diversão e estímulo à leitura, entre elas, contação de histórias, teatro, oficinas e gincanas.
Além disso, o setor Infantil da BPP reforçou a programação fixa, com contação de histórias, projetos interativos com a família e de leitura para o público. A Hora do conto, que tem como objetivo contar histórias de forma alegre e agradável e, assim, atrair as crianças para o universo da literatura e ajudar na formação de novos leitores, iniciou seus encontros em 1° de outubro e totalizou 29 encontros ano passado, somando mais de 400 pessoas. O Cine Pipoca continuou com as exibições de filmes voltados para esta faixa etária, com pipoca e entrada gratuita, sujeito apenas à lotação máxima do Auditório da BPP, que possui capacidade de até 132 assentos. O projeto totalizou 16 sessões ao longo do ano, com um público total de 396 pessoas.
Outras atividades, incorporadas em julho de 2025, são “Brincando de Ler” e "Família que Conta". O primeiro estimula as crianças a procurar diferentes livros e realizar a leitura no espaço, além da troca de escolhas temáticas entre as crianças e promover uma leitura dramática, toda semana, em 12 encontros. O Família que Conta consiste em sessões de contação de histórias realizadas por familiares de usuários que frequentam regularmente a instituição. Pais, mães, avós, tios, irmãos e outros parentes assumem o papel de contadores, compartilhando suas histórias favoritas, selecionadas entre os livros do acervo infantil, com amigos, familiares e o público em geral.
Todas as atividades da Biblioteca Pública do Paraná são gratuitas e abertas ao público. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h.
Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba - PR
41 3221-4900
bpp.pr.gov.br
@bibliotecapr
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





