

Ações abrangeram 12 municípios, com embargos de áreas, apreensões e responsabilização de infratores

FOTOS: Arquivo/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou R$ 30.615.713 em multas, embargou 239.186 hectares e consolidou 14 etapas de fiscalização em 2025, durante a Operação Região Metropolitana, que teve como foco o combate ao desmatamento ilegal, queimadas irregulares, exploração madeireira sem licença, ocupações irregulares e atividades agropecuárias sem autorização. As ações também resultaram na apreensão de madeira, equipamentos e bens utilizados nas infrações.
As fiscalizações abrangeram os municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Manaquiri, Autazes e Careiro Castanho, com atuação em ramais, rodovias, áreas rurais, zonas de expansão urbana e unidades de conservação, priorizando áreas de maior pressão ambiental.
De acordo com o balanço do Ipaam, os principais crimes constatados foram supressão de vegetação sem licença, uso irregular do fogo, exploração e transporte de madeira sem documentação, abertura de áreas para pastagem e ocupações em áreas protegidas. Em parte das etapas, também foram registrados descumprimentos de embargos e reincidência de infrações.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, afirma que o reforço no monitoramento e a presença contínua das equipes contribuíram para ampliar a capacidade de resposta do Estado e coibir atividades ilegais na região.


FOTOS: Arquivo/Ipaam
“Os resultados refletem o compromisso do Governo do Amazonas com a proteção ambiental e com a responsabilização de quem insiste em desrespeitar a legislação. A Operação Região Metropolitana fortalece o controle territorial, enfrenta atividades ilegais e ajuda a prevenir danos à floresta e à população”, destaca o diretor-presidente do Ipaam.
Além das autuações, a operação resultou na apreensão de madeira, veículos, equipamentos e ferramentas utilizadas nas práticas ilegais. Parte dos bens apreendidos foi destinada a instituições públicas e entidades socioassistenciais, por meio de doação, reforçando o uso de material reaproveitável em ações de interesse coletivo.

FOTOS: Arquivo/Ipaam
Trabalho integrado e continuidade
Ao longo do ano, as equipes do Ipaam realizaram atendimento a denúncias, vistorias em empreendimentos, monitoramento de áreas embargadas e ações preventivas, além de operações concentradas em períodos críticos. As atividades contaram com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar e de instituições parceiras, fortalecendo a atuação integrada de comando e controle na região.
Os valores aplicados em multas são destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e contribuem para o financiamento de ações de proteção ambiental no Amazonas.
Segundo o gerente de fiscalização do Ipaam, Marcelo Barroncas, o planejamento operacional continuará em 2026, com reforço do monitoramento remoto e ampliação das operações integradas na Região Metropolitana de Manaus. O órgão informa que denúncias de crimes ambientais podem ser encaminhadas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), pelo WhatsApp (92) 98557-9454.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





