

Foto: Divulgação/Semae
Iniciativa prevê R$12,7 milhões em investimentos e é fruto de cooperação técnico-científica entre Semae e Udesc
O ano de 2026 terá avanços na área de recursos hídricos de Santa Catarina. Com o término do edital de seleção de bolsistas, o Programa SC Águas, iniciou mais uma fase do projeto. Na recepção à equipe técnica, os 24 profissionais contemplados conheceram os objetivos, atividades e suas atribuições no Programa e orientações sobre o início das ações de pesquisa e extensão junto aos Comitês de Bacia Hidrográfica de Santa Catarina.
O programa é resultado de uma cooperação técnico-científica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e visa desenvolver pesquisas aplicadas, ações de extensão e inovação voltadas ao fortalecimento da gestão de recursos hídricos no Estado. A iniciativa prevê R$ 12,7 milhões em investimentos no aprimoramento da gestão de recursos hídricos do Estado. O Programa SC Águas é coordenado pelos professores da Udesc, João Marcos Bosi Mendonça de Moura e Rogério Simões.
“Para nós, é fundamental contar com o apoio da Udesc na gestão dos recursos hídricos em Santa Catarina. Essa parceria tende a fortalecer significativamente as políticas públicas da área no estado e a apoiar o alcance das metas estabelecidas nos planos de bacia. As ações previstas configuram um avanço expressivo na aplicação dos instrumentos e no fortalecimento da gestão dos recursos hídricos em Santa Catarina”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.
A equipe técnica do SC Águas atuará como Entidade Executiva dos dezesseis Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado, prestando suporte técnico, administrativo e executivo. Além do suporte aos Comitês de Bacia, o programa prevê a elaboração de projetos relacionados ao Plano Estadual de Recursos Hídricos nas temáticas de água subterrânea e escassez hídrica, e projetos relacionados aos Planos de Bacia.
Santa Catarina, em razão de suas características geográficas e climáticas, é um estado altamente suscetível a eventos hidrológicos críticos, como secas, estiagens e inundações. Diante desse cenário, o Programa SC Águas terá como foco inicial o fortalecimento da resiliência hídrica, com destaque para a elaboração do Plano de Gestão de Secas, além da implementação de ações estratégicas previstas nos Planos de Bacia, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos no Estado”, pontua o gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semae, Vinicius Tavares Constante.
Fortalecimento da gestão das águas em Santa Catarina
O Programa SC Águas foi elaborado para contribuir com o avanço na gestão dos recursos hídricos do Estado. Entre os objetivos específicos da iniciativa estão o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, o apoio técnico aos Comitês de Bacia Hidrográfica de Santa Catarina, o fortalecimento institucional e científico e a promoção da integração entre academia, governo e sociedade em prol da sustentabilidade hídrica.
O estado conta com 16 Comitês de Bacia Hidrográfica, que funcionam como “parlamentos das águas”, reunindo poder público, usuários e sociedade civil. A SEMAE é responsável por coordenar a gestão estadual de recursos hídricos, apoiando a implementação dos instrumentos previstos na Lei Federal 9.433/97 e na Lei Estadual 9.748/94. Desde 2017, o Programa de Fortalecimento dos Comitês vem promovendo avanços, mas ainda se verifica a necessidade de ampliar e qualificar a atuação, integrando pesquisa, extensão e inovação.
Entre os resultados esperados estão: Melhoria da qualidade e disponibilidade da água para diferentes usos; Maior resiliência do Estado frente a eventos críticos como secas e inundações; Comitês fortalecidos e atuando de forma mais efetiva e participativa; Capacitação contínua de técnicos, gestores e sociedade; e Produção de conhecimento científico aplicado para subsidiar decisões de gestão.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





