

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), alerta os pescadores artesanais sobre as regras para a pesca da lula, que ocorre durante os meses mais quentes do verão. A lula (Doryteuthis plei), comumente encontrada no litoral norte do Estado de São Paulo, é capturada tanto pela pesca artesanal quanto pela pesca amadora.
A espécie é mais frequente na região costeira e no entorno de pequenas ilhas e baías abrigadas. A captura do animal é realizada com o uso de linha de mão e zangarilho.
A pesca artesanal da lula possui grande importância econômica, ambiental, social e cultural para a população caiçara. Para que os pescadores artesanais possam exercer essa atividade com fins comerciais, é necessário possuir a documentação exigida, como o Registro Geral de Pescador Profissional (RGP) e a licença específica para a pesca da lula.
A frota de pesca de arrasto do camarão sete-barbas pode solicitar ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) a Licença Complementar. Com essa autorização, os pescadores estão aptos a atuar na pesca de lula durante o período de defeso do camarão.
A pesca amadora é regulamentada pela Portaria SAP/MAPA nº 616, de 8 de março de 2022, que estabelece medidas de ordenamento e monitoramento em todo o território nacional. Essa atividade, caracterizada por não ter fins comerciais, é realizada com equipamentos ou apetrechos destinados ao lazer ou ao desporto. A norma permite a pesca da lula exclusivamente com linha de mão e isca artificial (zangarilho), sendo proibido o uso de outros utensílios, como redes de pesca.
De acordo com o Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Semam, a legislação estabelece que cada pescador amador pode transportar, no máximo, 15 kg de pescado, além de mais um exemplar, na pesca em águas marinhas. O descumprimento das normas está sujeito a sanções administrativas e penais.
#PraTodosVerem:sequência de imagens que retrata a riqueza da vida marinha e a atividade pesqueira, com destaque para um pescador em embarcação segurando um exemplar de lula recém-capturada; registro subaquático de um grande cardume de pequenas lulas nadando de forma sincronizada em águas claras; e, por fim, imagem detalhada de uma lula viva no fundo do mar, evidenciando suas cores, textura do corpo e tentáculos, em ambiente natural de areia e vegetação submersa. Fim da descrição.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





