

O governador Eduardo Riedel participou nesta quinta-feira (14) do evento “MS em Foco”, que promove discussões relevantes do setor agrícola. Na sua palestra destacou que Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento do agro no Brasil e que as medidas sustentáveis, além de contribuir para preservação, vão trazer ativos ambientais ao setor.
“MS é um estado que no ano passado foi o que mais cresceu no agro no Brasil, com crescimento de 32% do PIB. Isto é fruto das expansões em diferentes cadeias produtivas e da industrialização baseado no primário, como floresta plantada, etanol de milho, aumento do complexo carne, suíno, frango. Esta diversificação de investimentos pesados da atividade industrial gerou este resultado”, afirmou o governador.


Riedel voltou a defender o “Estado Carbono Neutro” até 2030, que vai trazer grandes vantagens a Mato Grosso do Sul e aos produtores rurais. “É o agro voltado aos sustentável, que vai gerar preservação e ativos ambientais. Já existe um mercado mundial neste sentido e temos que colocar Mato Grosso do Sul nesta agenda. Vamos entrar não apenas com conversa, mas sim com resultados, projetos e dados para gerar confiança e credibilidade”.
Durante o evento ainda citou a nova legislação estadual sobre o Pantanal, que conta com a criação de um fundo estadual de desenvolvimento do bioma e dispõe do PSA (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais). “O Pantanal tem três grandes atividades econômicas, que é a pecuária de corte, turismo e os ativos ambientais. Todos dentro desta nova legislação”.

Investimentos e empregos
O governador aproveitou a oportunidade para destacar o “bom ambiente de negócios” do Estado, que somente no último ano atraiu R$ 17 bilhões de investimento privado. Este cenário permite a geração de empregos em diferentes regiões, abertura de novas oportunidades e aumento na renda da população.

“Um ambiente de negócios que trazem muitos empregos ao Estado. A vinda de grandes grupos (empresariais) também irradia para o surgimento de pequenas e médias empresas, gerando novas oportunidades. Este crescimento precisa incluir os menos favorecidos. Nosso Estado tem a terceira menor taxa de pobreza do país”, acrescentou.
O evento realizado no Bioparque Pantanal é promovido pelo escritório “Franco Leutewiler Henriques Advogados (FLH)”, em parceria com a Virgo Securitizadora. Além da palestra do governador, ainda vai contar com outros convidados especialistas nas áreas de planejamento sucessório, mercado de capitais, finanças, imobiliária e tributação, que vão contribuir com o cenário atual do agronegócio do Mato Grosso do Sul.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
ATENÇÃO IMPRENSA: confira o pack imprensa com as imagens da reunião
Integração Governo e Aleac analisam avanços na agenda trinacional de fortalecimento do comércio exterior
27º FÓRUM DE GOVERNA Gestores estaduais de agricultura levantam propostas para governadores da Amazônia Legal
Parceria Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultura familiar e promove segurança alimentar no Acre
Mato Grosso do Sul Produtores de MS com perdas na safra podem renegociar dívidas do crédito rural para investimentos
Mato Grosso do Sul Grupo estrangeiro de produtores de alimentos conhecem as potencialidades do agronegócio sul-mato-grossense
Mato Grosso do Sul Produtores de alimentos de vários países estão em MS para conhecer novas técnicas e trocar experiências com agricultores locais
Mato Grosso do Sul Na Bélgica, Governo e setor produtivo defendem gestão ambiental e sustentável do agronegócio brasileiro
Mato Grosso do Sul MS teve o maior crescimento do PIB do agronegócio entre os estados brasileiros
Mato Grosso do Sul Governo de MS vai à Bruxelas tratar das implicações de novas leis da União Europeia sobre exportações do agronegócio Mín. 16° Máx. 30°





