

O período de matrículas para novos estudantes das Escolas de Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) foi prorrogado até o dia 30 de janeiro. O procedimento é realizado de forma totalmente on-line, por meio do site seduc.pi.gov.br/matricula . O ano letivo da rede estadual inicia no dia 19 de fevereiro.
As vagas disponíveis contemplam escolas dos níveis Fundamental e Médio, nas modalidades Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola.

Para acessar a plataforma de matrícula, é necessário que o estudante ou o responsável legal possua uma conta ativa no Gov.Pi , que funciona como identificação digital. O processo envolve o preenchimento dos dados cadastrais, o envio de documentos digitalizados e a validação eletrônica pela Secretaria Escolar da unidade escolhida.
Com o objetivo de garantir o acesso de todos os estudantes, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades de conexão com a internet, a Seduc está assegurando apoio presencial nas escolas da Rede Pública Estadual. Nessas unidades, as equipes utilizam o próprio sistema on-line para auxiliar no preenchimento das matrículas. Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo, estudantes e responsáveis também podem entrar em contato pelo e-mail matricula@seduc.pi.gov.br.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que a prorrogação do prazo amplia as oportunidades de acesso à rede estadual e oferece mais tranquilidade às famílias no momento da escolha da escola. “Nosso objetivo é garantir que todos consigam realizar o processo digital de forma tranquila e segura, com o suporte necessário. Estamos preparando um ano letivo especial, com escolas que contam com infraestrutura de padrão elevado, ambientes climatizados, laboratórios modernos, bibliotecas revitalizadas e espaços esportivos e culturais que fortalecem a formação integral dos estudantes”, afirmou.
Para efetivar a matrícula, os estudantes devem anexar documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado do estudante ou responsável, além do certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental para quem vai ingressar no Ensino Médio. No caso de estudantes que ingressarão na EJA, é necessário apresentar histórico escolar ou avaliação diagnóstica para fins de classificação.
Marabá - PA Semed: Jornada Pedagógica prepara rede municipal para os desafios educacionais de 2026
Educação Estudante formado em Direito pelo programa Universidade Gratuita destaca importância das contrapartidas: “excelente oportunidade de experiência prática”
Educação Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem
Educação Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet
Mato Grosso do Sul Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Amazonas Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Fundação Matias Machline Mín. 19° Máx. 28°





