

A cultura caiçara do Litoral Norte de São Paulo ganha destaque na Exposição ‘Canoa Caiçara’, aberta ao público na sala de exposições da Casa da Cultura de São Sebastião, no Centro Histórico. A exposição é gratuita e estará aberta até 2 de abril de 2026
Promovida pela UNESCO no Brasil, com o apoio do Airbnb e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), a exposição é realizada em parceria com a Fundação Florestal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo.
Por meio de fotografias sensíveis de Luciano Candisani e de réplicas cuidadosamente construídas pelos mestres artesãos Manoel Neri Barbosa (Baeco) e José Carlos Nascimento, a mostra explora a complexidade e a dualidade da canoa caiçara — desde sua confecção artesanal e sua função vital na pesca e no transporte até seu papel na preservação de conhecimentos ancestrais, na mobilização das mulheres e nas festividades tradicionais.
“Estou com 64 anos e tive a oportunidade de trabalhar com grandes mestres, foi quando me apaixonei por essas canoas. Hoje vejo a importância de reproduzir essas réplicas e tenho muito orgulho de fazer parte da IlhaMuseu, onde esse conhecimento ficará à disposição das futuras gerações”, destaca José Carlos Nascimento, mestre artesão que integra a exposição.
Para o fotógrafo Luciano Candisani, a participação na mostra também representa a oportunidade de resgatar tradições que marcaram sua infância. “Há muito tempo sou fascinado pelas embarcações tradicionais, conduzidas pela sabedoria ancestral da gente do mar. Por isso, abracei a oportunidade de fotografar as canoas caiçaras com o mesmo entusiasmo da minha infância, quando admirava por horas seguidas a saída dos pescadores pela arrebentação forte da praia onde cresci”, relembra.
A exposição, que posteriormente será incorporada à expografia da IlhaMuseu, apresenta diferentes tipos de embarcações caiçaras, como a histórica 'Maria Comprida II' (canoa de regata), as imponentes canoas de voga utilizadas no transporte de cargas, as versáteis canoas de lida do cotidiano, os robustos batelões destinados às grandes redes de pesca, as engenhosas canoas bordadas para mares mais bravios e as esguias canoas de regata ou corrida. Todas expressam a identidade, a tradição e a resistência do povo caiçara.
“Essa sinergia entre a exposição e o futuro museu é um exemplo concreto do nosso compromisso em valorizar o patrimônio cultural e natural do Litoral Norte de São Paulo. Ao fazer isso, garantimos que a identidade, a tradição e a resistência do povo caiçara, representadas de forma tão expressiva pela canoa, sejam incorporadas como parte fundamental da expografia da IlhaMuseu, em implantação na Ilha das Cabras”, afirma Isabel de Paula, coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil.
“O Airbnb tem muito orgulho de apoiar iniciativas que valorizam a cultura local. O Litoral Norte tem um papel fundamental no turismo do Estado de São Paulo e na experiência proporcionada pela plataforma. Tenho certeza de que a exposição vai inspirar ainda mais pessoas a conhecer a região”, destaca Carla Comarella, líder de Políticas Públicas do Airbnb.
Exibição de filme
Na sala da exposição, será exibido o documentárioCanoa caiçara: da tradição ao esporte, produzido pela IlhaMuseu, com direção de Edson Fogaça. O filme registra o processo construtivo de uma réplica da icônica canoaMaria Comprida, que, há 50 anos, realizou uma travessia marítima de Ubatuba até Santos (SP), conduzida por cinco canoeiros locais.
A produção apresenta todas as etapas da construção da réplica, aborda aspectos da cultura caiçara e revela a crescente utilização dessas embarcações no esporte, em competições acirradas que têm contado, cada vez mais, com o protagonismo feminino.
Serviço:
Exposição ‘Canoa Caiçara’
Local:Casa da Cultura de São Sebastião
Endereço:Avenida Dr. Altino Arantes, nº 174, Centro Histórico
Visitação:Até 02/04. De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; Sábados, das 14h às 22h; Domingos e feriados, das 14h às 20h.
Entrada gratuita
#PraTodosVerem:Exposição montada em sala branca com piso de madeira, apresentando painéis expositivos sobre a canoa caiçara. As estruturas de madeira trazem fotografias em preto e branco de pescadores, canoas no mar e cenas da cultura caiçara, acompanhadas de textos explicativos. Em vitrines, há miniaturas de canoas coloridas. No centro do espaço, uma canoa caiçara pintada de verde, azul, branco e laranja está exposta sobre um pedestal. Fim da descrição.
São Sebastião - SP 63ª Festa da Folia de Reis Morro do Abrigo celebra cultura local em São Sebastião
São Sebastião - SP Circo Bem Bolado comemora 10 anos com circulação gratuita do espetáculo ‘Leve Contrapeso’ em São Sebastião
Cultura Comunitária e participativa: Teia/Fórum Cultura Viva Paraná debaterá diretrizes para o setor Mín. 19° Máx. 28°





