

A USP abre, a partir do dia 2 de fevereiro, inscrições para o primeiro semestre de 2026 do programa USP 60+. A iniciativa gratuita chega à 61ª edição com mais de 31 anos de atuação. Realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza mais de 6,5 mil vagas divididas entre disciplinas regulares, cursadas com alunos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.
A consulta das vagas será disponibilizada no site do programa ( clique aqui ) a partir de 29 de janeiro. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos. Cada unidade da USP segue uma data diferenciada de término das inscrições e, para atividades complementares, o período pode variar ao longo do semestre.
São mais de 300 atividades em diversas áreas do conhecimento. O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explica a importância da iniciativa.
“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de 60 anos oportunidades para o aprendizado continuado, um dos pilares do envelhecimento ativo e saudável. Outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações.”
Na edição 94 do programa Cultura na USP, da Rádio USP, Dórea fala sobre a importância das trocas com alunos da graduação e do aprendizado continuado. Confira o programa na íntegra clicando aqui .
Empreendedorismo; Marketing; Linguagem Musical; Gestão de Negócios; Jornalismo Esportivo; Direito Constitucional; Inteligência Artificial; Psicologia Social; Fisiologia da Atividade Motora; e Cultura e Educação Afro-Brasileira e Indígena são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Também estão previstas atividades físicas exclusivas como dança sênior, lian gong, tai chi chuan, yoga, pilates, condicionamento físico e capoeira, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro e de artesanato, coral, turismo social, jogos digitais e visitas guiadas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas dessas atividades complementares, as inscrições são realizadas ao longo do semestre.
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 31 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP .
O programa USP 60+ abre em 2 de fevereiro as inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2026. A 61ª edição da iniciativa disponibiliza mais de 5 mil vagas na capital e nos campi do interior para mais de 300 atividades distribuídas entre disciplinas regulares, cursadas com alunos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Todas as atividades são gratuitas, e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.
A relação completa de atividades estará disponível no site do programa USP 60+ a partir de 29 de janeiro. Clique aqui!
Cidades Projeto “PM no Pôr do Sol” acontece neste sábado e domingo na área do Cristo de Mário Cravo
Verão Maior Paraná Primeira atração internacional, Gipsy Kings by Andre Reyes traz rumba flamenca ao Verão Maior Paraná
Verão Maior Paraná Verão Maior movimenta Noroeste com show de Kauanzinho em Porto Rico Mín. 20° Máx. 31°





