

A Secretaria Municipal de Saúde pontua que tem trabalhado intensamente para reparar anos de ineficiência em relação aos investimentos estruturais e de equipamentos.
A gestão encontrou o Hospital Municipal superlotado, com o Pronto-Socorro operando acima de 100% da capacidade e, já no mês de janeiro de 2025, iniciou a construção do novo Pronto-Socorro que vai permitir a ampliação de mais 26 leitos adultos e 14 pediátricos. A obra está em fase de acabamento.
Além disso, a gestão entregou a nova Unidade de Cuidados Especiais (UCE) que foi ampliada em 100%, passando a contar com 10 leitos. Também foram ampliadas as salas administrativas, leitos clínicos e salas cirúrgicas, garantindo maior capacidade de internação e procedimentos.
Em 2025 foi possível realizar 136.007 atendimentos no Pronto Atendimento e Pronto-Socorro, um acréscimo de 32% em comparação ao ano anterior. 5217 internações (acréscimo de 3%); 3960 procedimentos cirúrgicos (acréscimo de 6%) e 17.005 tomografias (acréscimo de 10%).
No Hospital Materno-Infantil (HMI), a SMS investiu na implementação do Banco de Leite e da Agência Transfusional. As obras de ampliação e revitalização do HMI com a construção de uma Casa de Parto estão previstas para serem iniciadas no primeiro semestre deste ano. Vale ressaltar que a gestão respeita rigorosamente os ritos legais e burocráticos exigidos para licitações públicas.
Em paralelo à estrutura física, houve mais de 8 milhões de reais investidos em tecnologia e equipamentos modernos, como:
A SMS ressalta que neste mês de janeiro foi publicado edital com mais de 1.700 profissionais convocados para reforçar as equipes, principalmente o Pronto-Socorro que ganhou mais profissionais. No Pronto Atendimento, por exemplo, a equipe foi ampliada com mais dois médicos. Na Atenção Primária, houve ampliação da cobertura com médicos em todas as unidades, realidade antes inexistente.
A SMS informa que visitas técnicas com representantes de órgãos fiscalizadores são feitas regularmente e bem-vindas no sentido de direcionamento e esclarecimento de ações e projetos.
Em relação às informacões divulgadas equivocadamente, é fundamental esclarecer que não faltam respiradores, não há gestantes fora do prazo de curetagem, e que a saúde de Marabá está sob uma gestão firme, responsável e comprometida com a reestruturação do sistema público de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o encaminhamento de todos os relatórios da presidência do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará. Os documentos serão analisados com todo o cuidado necessário com respostas cabíveis a quaisquer contestações, seguindo os trâmites necessários e legais para a realização de melhorias que possam ser solicitadas.
Secretaria Municipal de Saúde de Marabá
Prefeitura Municipal de Marabá
The post Saúde: SMS esclarece que aguarda relatórios da visita do Conselho Regional de Medicina e aponta investimentos promovidos na saúde do município appeared first on Prefeitura de Marabá .
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende em Dourados autor de homicídio ocorrido em Tacuru em 2025
Acre Mutirão de cistoscopia amplia acesso ao diagnóstico e acompanhamento de pacientes na Fundhacre
Paraíba Governo da Paraíba entrega mais uma Casa da Cidadania e 78 cisternas em Bonito de Santa Fé
São Paulo Síndrome do olho seco é mais frequente em regiões urbanas e entre as mulheres, mostra estudo
Bahia Governo do Estado firma parceria para fortalecer permanência e aprendizagem na educação básica em Formosa do Rio Preto
Paraíba Férias Funesc começa nesta segunda com programação em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Cajazeiras Mín. 20° Máx. 31°





