

Com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), teve início, nesta segunda-feira (19), a 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que reúne representantes do poder público, movimentos sociais e diversos segmentos da sociedade civil para debater diretrizes e propostas voltadas à transformação agroecológica e ao fortalecimento dos sistemas alimentares sustentáveis. O evento ocorre no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores Rurais do Piauí (Fetag-PI), em Teresina, e conta com a participação de delegados e delegadas eleitos nas conferências territoriais realizadas nos 12 territórios do estado.
A programação segue até esta terça-feira (20) e tem como objetivo aprovar 30 propostas voltadas ao desenvolvimento dos povos do campo, organizadas em cinco eixos temáticos, além de eleger 36 representantes que levarão as deliberações do Piauí à Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Durante a abertura oficial, a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destacou a importância da conferência como espaço de alinhamento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural.
“Essa conferência é fundamental para que a gente possa alinhar as novas políticas públicas para a área de agricultura familiar e de desenvolvimento rural. A etapa estadual é decisiva, porque vamos definir as propostas que o Piauí vai levar para a conferência nacional, principalmente neste momento em que as questões ambientais estão no centro do processo de desenvolvimento”, afirmou a gestora.

A secretária ressaltou ainda que não é possível pensar em desenvolvimento rural sustentável sem enfrentar os desafios ambientais e tecnológicos específicos da região Nordeste. “Se a gente não discutir os entraves e os desafios ambientais que temos, a introdução de novas tecnologias adaptadas às regiões semiáridas e os processos de desertificação que começam a acontecer fortemente no Nordeste, a gente não consegue pensar em um desenvolvimento rural sustentável”, pontuou Rejane Tavares.
Também participaram da abertura do encontro as secretárias Núbia Lopes, da Secretaria de Relações Sociais (Seres), e Zenaide Lustosa, da Secretaria das Mulheres (Sempi), além do secretário Fábio Abreu, da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

A programação segue com os debates nos eixos temáticos e será concluída com uma plenária final, responsável pela eleição dos delegados e delegadas que representarão o Piauí na etapa nacional da conferência.
Na oportunidade, o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Piauí, Dayvid Miranda, reforçou o caráter estratégico da conferência estadual como etapa preparatória para o encontro nacional.
“Estamos aqui na primeira conferência estadual de desenvolvimento rural sustentável e solidário, que é a etapa preparatória para a terceira conferência nacional, que vai acontecer em março de 2026, em Brasília. Estamos construindo uma agenda política e estratégica de transformação agroecológica para os sistemas alimentares”, destacou o superintendente.
Entre os participantes está o cacique Evanelson Kariri, da comunidade indígena Batemaré, no município de Paulistana. Representando o território Chapada Vale do Itaim, o líder indígena ressaltou a importância do evento como espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da sustentabilidade nos territórios tradicionais.
“Esse momento é muito gratificante, não só para mim, mas para todas as pessoas que participam desse evento, porque além do conhecimento, a gente aprende sobre o que de fato é prioridade. Estamos aqui para contribuir e também aprender com tudo aquilo que vem para ajudar a construir o futuro do nosso território”, afirmou o cacique.

O cacique destacou ainda a relação ancestral e sagrada dos povos indígenas com a terra e a natureza. “A terra, para nós, além de ser algo sagrado, é de onde vem o nosso sustento, tanto na alimentação quanto nas plantas medicinais. É nela que buscamos as nossas curas. Por isso, o cuidado com a terra é fundamental, para não deixar a natureza morrer”, disse o líder indígena.
No âmbito nacional, o processo da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é conduzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Agricultura Retrospectiva 2025: pecuária de Santa Catarina fecha ano com números históricos
Agricultura e ... Portaria da Adapar intensifica regras para combate à brucelose e tuberculose bovina no Paraná
Piauí Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário inicia nesta segunda (19)
Agricultura Governo do Estado e Epagri vão investir R$ 7,8 milhões em projetos de inovação agropecuária
Piauí Safra agrícola do Piauí tem expectativa de recorde em 2026, aponta IBGE
Piauí Distribuição de palma forrageira reforça alimentação de rebanhos no semiárido
Agricultura e ... Safra de Soja do Paraná se aproxima do recorde e reforça otimismo, aponta Deral
Agricultura e ... Paraná fecha 2025 com 13,5% de participação na safra nacional de grãos; produção vai aumentar
Agricultura Governador debate com representantes do setor produtivo do arroz os desafios desta safra Mín. 17° Máx. 23°





