

Nota máxima. Essa foi a avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. Realizado pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), O Enamed é a modalidade similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enade) para os cursos de medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (19).
“Para a UEPG, ter o nosso curso de Medicina entre os 30 melhores do Brasil, é uma grande honra. Embora um curso novo, ele atingiu um nível nacional de excelência, graças ao trabalho dos professores, à dedicação dos alunos e à estrutura que a instituição vem dando, tanto para as atividades didáticas quanto para as práticas em nossos dois hospitais universitários, que são também de altíssima qualidade. Parabéns, Medicina da UEPG”, destaca o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto.
Ao todo, foram avaliados 351 cursos de medicina em todo o país, de universidades públicas e privadas. A UEPG e outros 48 cursos conquistaram a nota 5, entre eles os da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dos 40 alunos que realizam a prova, 37 atingiram a nota igual ou acima da proficiência, o que corresponde a 92,5%.
“Ficamos muito contentes e agradecemos a dedicação de todos e todas: professores, agentes universitários, estudantes de medicina que colocaram o nome da nossa universidade em destaque”, afirma o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate. Ele destaca ainda o perfil dos estudantes bem diverso do ponto de vista da inclusão. “Temos vários alunos de escola pública, cotas sociais. Isso demonstra o ensino sério e o comprometimento de todos os entes e uma formação de excelentes profissionais na área de medicina”, finaliza.
A diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, destaque os hospitais são o maior cenário de prática para os alunos. “O HU-UEPG como referência regional para os Campos Gerais e 28 municípios gera um fortalecimento e um aumento da qualidade dos atendimentos e dos profissionais e isso gera um grande aporte de conhecimento e de formação para os nossos acadêmicos de medicina”, destaca. Segundo ela, desde o primeiro ano os alunos participam de atividades nos HUs com práticas semanais e quase todo o internato é realizado nos hospitais da UEPG.
Texto: Tierri Angeluci
Polícia Civil - MS Polícia Civil elucida roubo na Prefeitura de Caarapó e prende suspeitos em flagrante
PM - MS Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Alcinópolis
Desenvolviment... Decreto amplia a área do Parque Estadual Roberto Ribas Lange, em Antonina e Morretes
Polícia Civil - MS Polícia Civil deflagra “Operação Chargeback” contra associação criminosa de fraudes eletrônicas e lavagem de capitais
Bahia No Janeiro Branco, Creasi discute saúde mental e depressão na população idosa
PM - MS Polícia Militar atende ocorrência de violência doméstica na região da Cervejaria, em Corumbá.
Verão Maior Paraná Verão Maior: Gusttavo Lima está entre os cantores mais ouvidos do Brasil há mais de uma década
Bahia Sepromi lança edital para ocupar loja da Afrocolab na Nova Rodoviária de Salvador
Bahia Sistema de Gestão do ITD já beneficiou mais de 3,4 mil contribuintes com cálculo imediato do imposto Mín. 16° Máx. 24°





