

O artesanato piauiense reafirma seu papel estratégico na identidade cultural e no desenvolvimento econômico do estado ao ocupar posição de protagonismo nos preparativos da terceira edição da CasaCor Piauí 2026, que ocorre em maio. O tema foi um dos eixos centrais da reunião operacional realizada na tarde dessa terça-feira, no Hotel Blue Tree Rio Poty, marcando oficialmente o início das articulações para a edição 2026 da mostra. O encontro reuniu representantes do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), além da equipe organizadora da CasaCor Piauí 2026, reforçando a parceria institucional voltada à valorização do artesanato como vetor de cultura, inovação e geração de renda.
A iniciativa consolida o artesanato como elemento essencial da economia criativa piauiense, ampliando sua visibilidade em um dos maiores eventos de arquitetura, design e paisagismo do país. Durante a reunião, foram apresentados dados e estratégias que evidenciam a relevância do setor para o desenvolvimento socioeconômico do estado, especialmente na promoção de oportunidades para artesãos.

Para a coordenadora de Cursos e Eventos da Sudarpi, Kassiara Rego, a participação do artesanato na CasaCor Piauí 2026 consolida uma política pública voltada à valorização da cultura e ao fortalecimento da economia criativa.
“A CasaCor é um espaço estratégico de diálogo entre tradição e contemporaneidade. Ao integrar o artesanato aos projetos dos arquitetos e designers, fortalecemos a identidade cultural do Piauí, ampliamos oportunidades para os artesãos e projetamos nosso trabalho para um público qualificado e nacional. A Casa do Artesão Design Mestre Albertino simboliza esse compromisso do Governo do Estado com a valorização dos saberes tradicionais, aliando design, inovação e desenvolvimento sustentável”, afirma a coordenadora.

Durante o encontro, também foi apresentado o novo elenco da CasaCor Piauí. Inspirados pelo tema da edição 2026, “Mente e Coração”, os participantes estão alinhados à proposta de transformar o imóvel da mostra em um espaço de experiências sensoriais, sentimentos e emoções, refletindo sobre o morar contemporâneo em um mundo cada vez mais conectado à tecnologia e à inteligência artificial.
Um dos grandes destaques da edição 2026 será o projeto da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, assinado pela arquiteta Willane Soares. Segundo ela, o conceito do espaço já está bem definido e a expectativa agora é ampliar a visibilidade do talento dos artesãos piauienses. “É um grande desafio assumir essa responsabilidade, mas meu principal objetivo é potencializar e valorizar ainda mais o trabalho dos nossos artesãos”, ressalta a profissional.

Em sua terceira edição, a CasaCor Piauí acontece de 07 de maio a 21 de junho de 2026, na avenida Presidente Kennedy, nº 5490. A mostra ocupará um imóvel com 1.100 m² de área construída e 10.000 m² de área total, reunindo 47 profissionais renomados que darão vida a 32 ambientes inspirados pelo tema “Mente e Coração”. A proposta convida o público a um mergulho nas reflexões sobre moradia, bem-estar mental e qualidade de vida em meio aos desafios da era digital.

Piauí Sudarpi seleciona agentes para ministrar ‘Oficinas Criativas’ na Casa do Artesão Design Mestre Albertino
Piauí Secult inaugura Casa da Cultura Hermes Vieira em Elesbão Veloso nesta sexta-feira (23)
Mato Grosso do Sul Fórum Estadual dos Pontos de Cultura acontece em Corumbá, fortalecendo e democratizando tradições
Cultura Sérgio Reis comemora 67 anos de carreira com show no Teatro Guaíra em março
Amazonas Festival de Férias promove atividades educativas e lúdicas no Centro Cultural dos Povos da Amazônia
São Sebastião - SP Com 420 anos de história, devoção ao Padroeiro consolida São Sebastião entre as tradições mais antigas do Brasil Mín. 16° Máx. 22°





