

A Prefeitura de Marabá deu início, na manhã desta terça-feira, 20, ao detalhamento do plano operacional para o Carnaval 2026. Em reunião na sede da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), representantes de diversas secretarias municipais definiram estratégias de Segurança, Trânsito, Fiscalização e Saúde para os cinco dias de programação, que ocorrerão em sete pontos estratégicos da cidade.
O secretário de Cultura, Genival Crescêncio, ressalta a parceria com a Liga Carnavalesca que resultou em um cronograma robusto que contempla todos os núcleos de Marabá.


“O planejamento trata de toda a logística da segurança da Prefeitura. Teremos diversas atrações nos diversos espaços, com as atrações principais vindas de Belém, Araguaína e São Luís. Também teremos atividades em parceria com os principais blocos das cidades e acreditamos que, com essa efetividade, realizaremos o maior carnaval da história da cidade”, afirma o secretário, antecipando que o próximo passo será uma visita técnica aos locais de folia.
Segurança e Fiscalização Rígida
A integração entre as forças de segurança é a prioridade para 2026. Maria Andrade, secretária adjunta de Segurança Institucional, reforça que todo o efetivo estará nas ruas e alerta para as restrições.


“A gente pede que não frequentem os nossos eventos com garrafa de vidro ou canivete. Nossa segurança vai estar lá fazendo o controle de acesso e de materiais”, pontua.
Essa vigilância será reforçada pela Guarda Municipal de Marabá (GMM). Segundo Elder Lourenço, subcomandante da GMM, a fiscalização será 24 horas, em conjunto com órgãos como Postura e DMTU.


“O município tem leis e regras. A Guarda estará responsável pela segurança do cidadão, de modo que ele possa ir e vir com segurança, fazendo também valer a legislação que rege a questão de bebida alcoólica e eventos de grande multidão”, explicou.
O Departamento de Fiscalização de Postura terá uma atuação ostensiva, especialmente em blocos de grande concentração, como o “Gaiola das Loucas”. Marlivon Andrade, diretor do departamento, explica que a proibição de garrafas de vidro é inegociável.


“Isopores e coolers serão vistoriados. Se tiver garrafas de vidro, a gente vai apreender ou descartar o material nos contêineres. Os ambulantes também já sabem da proibição; quem descumprir terá o material recolhido e receberá auto de infração”, adverte.
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) atuará com contingente quase total. Luiz Mulato, diretor do órgão, fez um apelo à conscientização dos foliões para evitar acidentes.


“Quem vai para o Carnaval às vezes vai ingerir bebida alcoólica, e o risco de um acidente é muito grande. Pedimos que a sociedade se sensibilize, deixe seus veículos em casa e procure andar de Uber, mototáxi, táxi-lotação ou transporte público”, orienta Mulato.
Saúde e Prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também preparou um esquema especial de assistência e prevenção. As ações estarão focadas em quatro frentes:
– Prevenção de ISTs: distribuição de preservativos, orientações sobre PEP/PrEP e testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites;
– Educação em Saúde: campanhas sobre uso responsável de álcool, conscientização contra a importunação sexual e prevenção de acidentes;
– Urgência: ambulâncias de apoio em pontos estratégicos e reforço nas equipes do Pronto-Socorro Municipal;
– Vigilância: orientações sanitárias em locais de grande circulação.
Com a integração dessas pastas, a Prefeitura de Marabá espera garantir uma festa democrática, culturalmente rica e, acima de tudo, segura para todas as famílias marabaenses e turistas., com uma programação alegre e diversificada carnaval 2026 .
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos
The post Carnaval 2026: Prefeitura define logística de segurança e saúde para a folia momesca appeared first on Prefeitura de Marabá .
Paraíba SES promove aulão de verão com atividades físicas e orientações nutricionais para servidores
Legislativo - MT Wilson Santos critica RGA de 5,4% que representa “grande derrota” aos servidores públicos
Acre Cacauicultura fortalece o desenvolvimento rural sustentável e se consolida como alternativa econômica no Acre Mín. 16° Máx. 22°





