

Em colaboração com Vanessa Sousa
A cacauicultura no Acre vive seu melhor momento e se consolida como uma importante estratégia de desenvolvimento rural, aliando geração de renda, preservação ambiental e fortalecimento das comunidades do campo. O avanço da atividade reflete o compromisso do governo do Estado com o uso responsável dos recursos naturais e a valorização da produção sustentável.

Por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o governo tem executado ações estruturantes que vêm fortalecendo toda a cadeia produtiva do cacau, tanto o cultivado quanto o nativo. Os investimentos abrangem, principalmente, o apoio técnico aos produtores, ampliando oportunidades econômicas e garantindo maior segurança da produção rural.
A iniciativa integra o Rota do Cacau, que se destaca por ações concretas voltadas ao atendimento das demandas de produtores rurais, povos indígenas, comunidades extrativistas e ribeirinhas. Com apoio técnico e estímulo à comercialização, a política pública fortalece a economia local e amplia o protagonismo do Acre no cenário da produção feita baseada nos pilares da sustentabilidade.

Ao longo de 2024, a Seagri avançou de forma significativa no fortalecimento da cadeia produtiva do cacau, por meio de ações integradas. Entre os destaques estão a realização do evento Agricultura em Debate: Por que plantar cacau?, que fortaleceu o diálogo com produtores e instituições, e a crescente participação em feiras, seminários e atividades técnicas durante a Expoacre, promovendo troca de experiências e difusão de conhecimento.
Além disso, a Seagri promoveu intercâmbio técnico no Pará, referência nacional na produção de cacau, além de desenvolver trabalho pioneiro com o povo indígena Manchineri, voltado ao manejo sustentável do cacau nativo.
Os avanços resultaram na ampliação das áreas de plantio e no aumento da produção, no âmbito da Rota do Cacau. Para consolidar o setor, o governo do Acre lançou chamada pública para aquisição de mudas e criou o Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva do Cacau, responsável por planejar e acompanhar as políticas públicas da área.
Leia também:
No âmbito das ações estruturantes da Rota do Cacau, a Secretaria de Agricultura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizará um curso de capacitação técnica voltado aos sistemas de produção e à classificação de amêndoas de cacau. A formação ocorrerá entre os dias 2 e 14 de fevereiro de 2026, no município de Belém, no Pará.

A capacitação irá qualificar 27 técnicos da Seagri, do Sebrae, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), com foco em boas práticas de produção e manejo, controle fitossanitário, beneficiamento, classificação e comercialização do cacau.
Segundo o titular da Seagri, José Luís Tchê, essas iniciativas refletem o empenho da gestão estadual com o fortalecimento da produção responsável e sustentável, além da valorização do homem do campo.
“Essa é mais uma ação que demonstra que o Acre acredita na cacauicultura como uma alternativa concreta de geração de renda, emprego e valorização do uso eficiente da terra, sempre respeitando a floresta e as pessoas que vivem dela”, afirma o gestor.

A parceria com o Sebrae também possibilitou a participação dessas instituições, reconhecidas como essenciais para o fortalecimento da cadeia produtiva, ampliando a troca de conhecimentos técnicos e a integração das políticas públicas voltadas ao setor.
O momento contará ainda com a presença do representante indígena Lázaro Manchineri, da Aldeia Extrema, localizada na Terra Indígena Mamoadate, dando ênfase na valorização dos saberes tradicionais e o incentivo ao manejo do cacau em territórios indígenas.

O governo do Estado tem atuado de forma estratégica para criar condições estruturantes que viabilizem a construção de uma produção de cacau sólida. A determinação busca beneficiar milhares de famílias, fortalecer a economia rural e promover o desenvolvimento em harmonia com a conservação da floresta.
The post Cacauicultura fortalece o desenvolvimento rural sustentável e se consolida como alternativa econômica no Acre appeared first on Noticias do Acre .
Legislativo - MT Servidores acompanham votação da RGA, fixada acima da inflação após articulação da ALMT
Capital Coletivo Nós faz retrospecto positivo do trabalho da Comissão de Assistência Social em 2025
Capital Câmara de São Luís faz ação simbólica em alusão ao Janeiro Branco
Capital Comissão Portuária e Ambiental da Câmara apresenta balanço de 2025
Legislativo - MT Sob liderança de Max Russi, Assembleia aprova RGA acima da inflação para servidores estaduais
Legislativo - MT Deputado Thiago destaca aprovação da RGA com índice de 5,4% e reafirma que continuará lutando por ganho real acima da inflação para servidores
Legislativo - MT Assembleia aprova RGA de 5,40% e destaca diálogo entre governo e servidores
Espírito Santo Sesa ativa Centro de Operações de Emergência e intensifica ações para enfrentamento dos efeitos das chuvas no Espírito Santo
Governo Pré-carnaval do Maranhão toma conta da Litorânea neste domingo Mín. 16° Máx. 22°





