

A Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Luís, apresentou balanço das atividades de 2025. As demandas tiveram foco na análise técnica de matérias legislativas e no acompanhamento de temas estratégicos para o desenvolvimento da capital, na área ambiental e de portos. Os resultados foram considerados positivos e a expectativa é de mais avanços nas ações este ano.
Ao longo do exercício legislativo do ano passado, a Comissão examinou 22 Projetos de Lei, além de requerimentos e indicações relacionados às atividades portuárias e às políticas ambientais do município. As análises envolveram pareceres técnicos e jurídicos, respeitando as atribuições regimentais e a legislação vigente. Os projetos conferiam atenção especial aos impactos das propostas sobre o meio ambiente e a economia local.
Para o presidente da Comissão, vereador Wendell Martins (Podemos), o trabalho desenvolvido mostra a importância do colegiado no contexto legislativo municipal. “A Comissão de Assuntos Portuários e Meio Ambiente tem a responsabilidade de apreciar matérias estratégicas para São Luís. Isso envolve desde o ordenamento das áreas costeiras até ações que afetam diretamente o meio ambiente e a vida das pessoas”, pontuou.
Entre os resultados mais destacados estão as contribuições para o fortalecimento das políticas públicas ambientais em São Luís. A Comissão atuou com foco na sustentabilidade, na mitigação de impactos ambientais decorrentes das atividades portuárias e na preservação de áreas sensíveis, buscando conciliar o crescimento econômico com a proteção dos recursos naturais.
No campo da fiscalização, o colegiado também exerceu papel ativo. Durante 2025, os vereadores acompanharam temas relacionados às atividades portuárias e a questões ambientais de interesse do Município, promovendo debates e monitorando situações que impactam diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida da população.
As prioridades estiveram alinhadas às demandas da cidade, ressalta o presidente da comissão. “Nossos trabalhos priorizaram propostas voltadas à sustentabilidade ambiental, à redução de impactos das atividades portuárias e à preservação de áreas sensíveis. Nosso objetivo sempre foi melhorar as políticas públicas ambientais na capital”, enfatiza o vereador Wendell Martins. O colegiado é composto ainda pelos vereadores Professora Magnólia (União Brasil), Rommeo Amim (Coletivo Unidos), Daniel Oliveira (PSD), Marcelo Poeta(PSB)e Fábio Macedo(Podemos).
Tocantins Governo do Tocantins participa de Assembleia Geral do Consórcio Brasil Central
Tocantins Governo do Tocantins inicia estudos para regulamentar a nova Lei de Licenciamento Ambiental no estado
Tocantins Governo do Tocantins participa de Fórum da Amazônia Legal e reforça articulação ambiental entre estados
Acre No Juruá, governador empossa candidatos aprovados no maior concurso da Educação da história do Acre
Acre Educação do Acre é fortalecida com posse de 175 novos professores efetivos na capital
Legislativo - MT Servidores acompanham votação da RGA, fixada acima da inflação após articulação da ALMT Mín. 16° Máx. 22°





