

Serviço vai reforçar fornecimento gratuito de calçados para pacientes com sequelas da hanseníase

Foto: Raquel Serique/Fuham
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) firmou, nesta quarta-feira (21/01), uma parceria de cooperação com a organização não-governamental AAL (Aliança Contra Hanseníase), com foco no fortalecimento e na implementação de ações voltadas à sapataria da instituição, ampliando a produção de palmilhas e calçados terapêuticos destinados aos usuários atendidos pela Fundação.
A formalização da parceria contou com a participação do diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, da Coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase do Amazonas, Valderiza Pedrosa, e da diretora-geral da AAL, Laila Laguiche, reforçando o compromisso das duas instituições com a qualificação da assistência e a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O principal objetivo da cooperação é reforçar a estrutura da sapataria da Fuham, o que permitirá ampliar a produção de palmilhas e calçados especiais, fundamentais na prevenção de incapacidades e no cuidado integral de usuários com sequelas decorrentes da hanseníase. Todo o material produzido será disponibilizado gratuitamente aos pacientes da instituição.
Segundo a fisioterapeuta Alexandra Costa, gerente de Prevenção a Incapacidades da Fuham, a parceria com a AAL envolve apoio direto por meio de insumos, equipamentos e capacitação técnica. “A Aliança desenvolve um projeto chamado Feet Hansen, que contribui com materiais, equipamentos e treinamento para a produção de palmilhas e calçados adaptados para pacientes com hanseníase. Essa é a principal finalidade da parceria”, explicou.


Alexandra destaca, ainda, que a cooperação pode avançar para ações fora da capital. “Existe, inclusive, a proposta de implantação de uma oficina itinerante. Como a Fuham já realiza deslocamentos com equipes para os municípios do interior, a ideia é integrar a produção de palmilhas a essas ações, beneficiando pacientes que necessitam de adaptação nos próprios municípios”, afirmou.
A iniciativa fortalece uma área estratégica da Fundação Alfredo da Matta, referência no atendimento dermatológico e no enfrentamento da hanseníase no Amazonas, e evidencia a importância das parcerias institucionais para a ampliação de serviços essenciais à população.
“Com a parceria, a Fuham reafirma seu compromisso com a assistência humanizada, a prevenção de sequelas e o fortalecimento do SUS, por meio de ações concretas que impactam diretamente a vida dos usuários”, afirmou o diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano.
Saúde UBSs realizam Dia D de vacinação contra sarampo neste sábado em SP
Piauí Sesapi alerta sobre site falso que divulga prorrogação indevida de inscrições do concurso do órgão
Mato Grosso do Sul Estoques de sangue do Hemosul do Hospital Regional estão baixos e doadores são convocados Mín. 16° Máx. 23°





