

Desempenho elevado no exame nacional reforça o resultado do investimento realizado na educação básica

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Estudantes da rede pública estadual de ensino do Amazonas, na capital e interior, se destacaram com notas acima de 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, considerada uma das etapas mais desafiadoras da prova. O resultado, que coloca os alunos frente a frente com o sonho de ingressar no Ensino Superior, reflete as trajetórias de dedicação, com apoio das ações pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado e Desporto Escolar do Amazonas.
No ranking das maiores pontuações, a maior nota obtida por alunos oriundos da rede estadual foi 980, seguido de 940, 920 e 900 pontos. Outras dezenas de estudantes finalistas do “terceirão” obtiveram nota superior a 800 pontos na redação. Na capital, algumas das escolas onde os alunos alcançaram 980 pontos foram: Escola Estadual (EE) Senador Evandro das Neves Carreiras, EE Frei Silvio Vagheggi e EE Benjamin Magalhães Brandão. No interior, uma das alunas a conquistar 980 pontos é egressa da EE Barão de Boca do Acre, no município de Boca do Acre, além de alunos da EE Tancredo de Almeida Neves (Careiro da Várzea) e EE Enery Barbosa (Nhamundá)
Os bons resultados também foram obtidos por alunos de escolas como: EE Profº Roberto dos Santos Vieira, EE Dr. José Milton Bandeira, EETI Sen. Petrônio Portella, EE Prof. Waldock Fricke de Lyra, Colégio Amazonense Dom Pedro II, EE Cel Pedro Câmara – CMPM 8, EE Raimundo Gomes, EE Gov. Melo e Póvoas, EE Dorval Porto, EE Áurea Pinheiro Braga – CMPM IV,, EE Irmã Gabrielle Cogels, EE Dep. Josué Cláudio de Souza. No interior os destaques foram para os alunos das escolas: EE Dep. Vital de Mendonça, Ceti Dom Jorge Edward Marskell, EE Profª Mirtes Rosa de Mendonça (Itacoatiara); EE Prof. Antônio José Bernardo Vasconcelos e Ceti Elias Mendes da Silva (Boca do Acre); EE Cel Fiúza (Careiro da Várzea), EE José Elno (Guajará) e EE Caburi (zona rural de Parintins). A relação segue sendo atualizada pelas Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação conforme informações dos alunos e responsáveis.
Preparação e Resultados
Em uma combinação de disciplina, incentivo à leitura e preparação contínua ao longo da formação escolar, os estudantes do último ano do Ensino Médio da rede estadual são estimulados a trabalhar a escrita já na estrutura da redação, entendendo a função de cada parágrafo, a fim de que construam textos sem precisar seguir um mesmo modelo pronto.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A estudante Bheatriz Wezem, da Escola Estadual (EE) Professor Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, fez a prova do Enem pela primeira vez em 2025 com o sonho de ingressar no curso de Ciências Biológicas, e conquistou a nota 940 na redação. A aluna conta que pôde contar, durante todo o ano letivo, com a ajuda da professora de Língua Portuguesa e Literatura, que semanalmente cobrava redações sobre temas diversos que poderiam cair no Enem.
“Eu fiquei muito feliz com o resultado que eu recebi depois de passar o ano todo estudando, na verdade, não só o ano mas todo o Ensino Médio, e é bem gratificante”, ressaltou Bheatriz.
Outro destaque da EE Professor Roberto dos Santos Vieira foi o aluno Isaias Dias de Olivetto, que precisou conciliar estudos e o trabalho durante a sua preparação para a prova. Com muita obstinação, o estudante conquistou a nota 940 na redação, reflexo de uma rotina marcada por produção frequente de textos, simulados e correções constantes, estratégias que ajudaram a controlar o nervosismo e organizar as ideias no dia do exame, ainda que fosse a primeira vez realizando a prova.
“Ver a nota no Enem, 940, parece que o mundo explodiu. Eu pretendo fazer Medicina, já me inscrevi no Sisu, mas continuo estudando, continuo fazendo redação, continuo lendo, que é muito importante, e agora é só felicidade”, celebrou.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
No Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus, o aluno Henderson Coelho Barros, que cursou a 3ª série do Ensino Médio em 2025, se dedicou durante todo o ano a entender a estrutura das redações que haviam tirado a nota mil em anos anteriores, o que lhe garantiu a nota 920.
Henderson destacou que foi na escola, por meio de simulados de redação e aulas voltadas à escrita e interpretação de texto, que seu desempenho nas redações foi aprimorado, uma vez que podia perceber, nas correções, onde estava errando e precisava evoluir.
“Esse foi o meu primeiro Enem, e alcançar a marca de 920 pontos na redação, logo na minha primeira vez, me deixou bastante surpreso. Ao saber do resultado, fiquei muito contente e feliz, pois senti que toda a dedicação e esforço dos meses anteriores realmente valeram a pena. Esse resultado me trouxe ainda mais confiança e motivação para seguir em frente com os meus estudos”, concluiu.
Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Arlete Mendonça, os resultados comprovam o compromisso de toda a comunidade escolar em garantir uma educação de qualidade.
“Nós reconhecemos que nossos educadores levam a sério o compromisso de levar uma educação de qualidade não apenas na capital, mas para todos os municípios do Amazonas. Esse resultado traz para a gente a certeza de que nosso foco e esforço tem um retorno, por isso prezamos tanto em valorizar essa atuação dos professores”, aponta a secretária.
Amazonas Cetam lança novo site de inscrições com navegação mais simples e recursos de acessibilidade
Amazonas Programa FIKDIK forma 53 alunos indígenas em curso de qualificação profissional em Manaus
Educação Fundepar realiza audiência pública sobre licitações da alimentação escolar para 2026 Mín. 16° Máx. 23°





