

O diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino Santos, negou que tenha recomendado ao BRB a compra de carteiras fraudadas. Ele ainda colocou à disposição do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) informações bancárias, fiscais e dos registros das conversas que realizou com o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Esse posicionamento vem após reportagem da jornalista Malu Gaspar afirmar que Ailton de Aquino pediu ao ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, que comprasse milhões de reais em créditos do Master.
O Bacen divulgou a nota em defesa do executivo nesta sexta-feira (23). De acordo com o texto, a área de Supervisão, sob comando do diretor, foi a responsável por identificar inconsistências e investigar as operações do Banco Master. Além disso, partiu da área a iniciativa de comunicar os ilícitos criminais ao Ministério Público Federal.
A nota afirma ainda que o setor de Supervisão aplicou medidas para proteger a saúde financeira do BRB e foi o diretor Ailton quem propôs a liquidação do Master.
Segundo o Banco Central, a instituição é responsável por acompanhar as condições das instituições financeiras, inclusive transações entre elas, para garantir a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e resguardar clientes.
A responsabilidade pela análise da qualidade dos créditos que adquire é de cada instituição financeira, conforme a lei, explica a nota do Banco Central. Elas devem manter procedimentos e controles internos para gerenciar os riscos nos negócios.
A reportagem pediu posicionamento do BRB e aguarda retorno.
Economia Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda
Economia Conselho amplia poderes do FGC para socorrer banco antes da liquidação
Negócios Dia do Aposentado mostra força da previdência complementar
Negócios Seguro viagem corporativo cresce com viagens a trabalho
Negócios Compliance e controle de qualidade dos combustíveis ganham maior relevância Negócios Curso em São Paulo fornece ferramentas para empreender Com recorde de novos negócios no Brasil, imersão em São Paulo capacita profissionais para a transição do regime da Consolidação das Leis do Trabalh... Mín. 19° Máx. 29°





