

Ubatuba recebeu, no último sábado (24), a 6ª etapa do Verão no Clima 2025/26, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Com programação gratuita ao longo de todo o dia, o evento foi realizado na Praia do Perequê-Açu, em frente ao Terminal Turístico, reunindo moradores, turistas, voluntários e parceiros em ações voltadas à educação ambiental, à cultura, ao esporte e ao lazer.
A ação integrou a temporada 2025/2026 do Verão no Clima e teve como principal objetivo estimular hábitos saudáveis, sensibilizar a população sobre a preservação ambiental e a limpeza das praias, além de fortalecer o engajamento comunitário durante a alta temporada no litoral paulista.
A programação teve início às 8h30, com um mutirão de limpeza na faixa de areia, mobilizando voluntários, moradores e visitantes em uma ação coletiva de cuidado com o meio ambiente. Ao longo do dia, o público participou de diversas atividades culturais, esportivas e educativas, como apresentações musicais, aulas de dança, capoeira, zumba e manifestações culturais tradicionais.
Entre as atrações, destacaram-se as apresentações do Coral Indígena, DJ Luzia e Samba de Roda, além de atividades de palhaçaria com o artista Pimbim, que garantiram diversão para as crianças aliada à conscientização ambiental.
Entre os participantes do mutirão de limpeza, estavam Carin Viebrantz, 50 anos, secretária, e Jaqueline Reis, 54, profissional da área de tecnologia, que destacaram a importância da iniciativa para a conscientização ambiental. “Acho esse tipo de evento esplêndido. Nossa cidade de praia sofre muito com o acúmulo de sujeira, e ações como essa ajudam a conscientizar moradores e turistas. Além disso, mobilizam bastante gente em torno de uma causa essencial”, afirmou Jaqueline.
O mutirão também contou com a participação de Pedro Thomas Carneiro, 37, monitor ambiental, e Carlos Roberto Paiva, 60, gestor do Parque Estadual da Serra do Mar, que acompanharam de perto a ação e o recolhimento dos resíduos. “Encontramos de tudo: telhas, garrafas com urina, copos plásticos e muitas bitucas de cigarro. Quando as pessoas veem esse trabalho sendo feito, passam a refletir sobre seus próprios hábitos. Essa conscientização é a nossa maior esperança”, destacou Carlos.
A etapa contou ainda com a participação de organizações da sociedade civil que atuam na educação ambiental e na conservação costeira e marinha, como Ubalimp, Poiato Recicla, Instituto Argonauta, Tamoios de Ubatuba, Projeto Tamar Ubatuba e Coco & Cia, com ações educativas e interativas ao longo da programação.
A diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara Carolina Chacon, ressaltou a importância da mobilização conjunta para o sucesso da ação: “Agradecemos imensamente à Prefeitura de Ubatuba, às organizações da sociedade civil e a todos os parceiros e voluntários que tornaram este evento possível. A educação ambiental é o eixo central do Verão no Clima, pois é por meio dela que conseguimos levar uma mensagem permanente de cuidado e conscientização. Queremos garantir que essa paisagem monumental que temos aqui hoje seja preservada para as próximas gerações”, afirmou.
Resultados dos mutirões
Nas cidades de Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Ilha Comprida e Praia Grande — que já receberam etapas do projeto nesta temporada — os mutirões de limpeza resultaram na coleta de 1,6 tonelada de resíduos na faixa de areia, evidenciando o impacto positivo da iniciativa na preservação do litoral paulista.
“A realização do Verão no Clima reforça a importância de promovermos ações de educação ambiental de forma integrada, participativa e acessível. É uma oportunidade de envolver moradores e turistas na preservação do nosso litoral, fortalecendo o senso de pertencimento e responsabilidade coletiva com o meio ambiente”, afirmou Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
Após Ubatuba, o projeto seguirá para outras cidades do litoral paulista, incluindo Santos, Guarujá, Caraguatatuba, Mongaguá, São Vicente, Ilhabela, Iguape, Cubatão, São Sebastião e Cananéia, levando educação ambiental, cultura e esporte a todo o litoral.
O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP) e Circular Brain. A realização é do Governo de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Semil.
São Paulo Seis estações da CPTM recebem ações com vagas de estágio e aprendizagem
São Paulo IPVA 2026: perdi o calendário de pagamento de janeiro; vou pagar multa?
São Paulo Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2026 têm início em março com escolas estaduais e Etecs
Mato Grosso do Sul Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão
Cidades Semob apresenta balanço de 2025 com avanços na fluidez do trânsito e ampliação do transporte rural
São Sebastião - SP Prefeitura desmobiliza Gabinete de Crise após redução das chuvas, mas São Sebastião continua em estado de atenção
Cidades Prefeitura de Vitória da Conquista celebra sucesso do “PM no Pôr do Sol” com grande público no Cristo de Mário Cravo
Verão Maior Paraná Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos
São Paulo Estações da CPTM recebem campanha de reforço de vacinação contra o sarampo nesta semana Mín. 19° Máx. 29°





