Segunda, 26 de Janeiro de 2026
22°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Araçatuba - SP

Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba amplia serviços e atende mais de 24 mil pessoas em 2025

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) encerrou 2025 com avanços significativos na oferta de serviços, na organização institucional e ...

26/01/2026 às 09h19
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) encerrou 2025 com avanços significativos na oferta de serviços, na organização institucional e na articulação intersetorial.

O ano foi marcado pela implantação de novos mecanismos de vigilância socioassistencial e pela ampliação da capacidade de atendimento das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), resultando em atendimento direto a 24.436 pessoas.

Além disso, houve várias metas da secretaria que foram concretizadas já no primeiro ano da atual Administração Municipal, como a reabertura do Centro de Convivência do Idoso (CCI), um dos marcos do ano. O funcionamento efetivo dos Cras nos territórios é outra conquista para os bairros São José, Jussara e Umuarama.

PÚBLICO IDOSO

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro, paralelamente a essas metas alcançadas, a SMAS fortaleceu os serviços de convivência voltados ao público idoso, integrando ações entre Cras, CCI e Centro de Longevidade Ativa (CLA) e promovendo capacitação permanente dos servidores no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Implantamos o setor de Vigilância Socioassistencial, responsável por identificar famílias em situação de vulnerabilidade e incluí-las em serviços, programas, projetos ou benefícios do SUAS. A capacidade de atendimento dos Cras foi ampliada, e os conselhos municipais — em especial os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e o dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), em articulação com o Conselho Tutelar — receberam reforço institucional e operacional”, destaca Marianne.

A SMAS intensificou ainda campanhas de prevenção voltadas às mulheres vítimas de violência e reforçou as ações dos conselhos municipais.

RESULTADOS OPERACIONAIS

No total, a SMAS concedeu 29.114 benefícios ao longo do ano e formalizou 37 termos de fomento vinculados a emendas impositivas da Câmara Municipal. Foram mantidos 14 termos de colaboração, com repasses que somaram R$ 5.090.713,23.

A valorização dos servidores foi priorizada por meio de ações de escuta qualificada, transferências assistidas e capacitações, incluindo palestra do Sebrae sobre inteligência emocional e gestão de conflitos.

A Diretoria de Gestão do Trabalho implementou o Plano de Desenvolvimento e Formação para Jovens Aprendizes e organizou processos de trabalho para participação cidadã e Conselhos Tutelares.

A Diretoria de Educação Permanente promoveu o 1º Encontro da Secretaria de Assistência Social e Participação Cidadã, capacitações sobre rotinas e normas do Departamento de Gestão, e ofertou 79 cursos gratuitos on-line com certificação.

DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL

A Diretoria de Vigilância Socioassistencial consolidou diagnósticos organizacionais e situacionais, compilou dados do Censo Pop e elaborou o diagnóstico socioterritorial do município. Foram construídos mapas falados com trabalhadores e usuários, realizados percursos em seis territórios para identificar áreas de desproteção e potencialidades, e sistematizados dados dos serviços, programas e projetos.

O mapeamento de notificações de violências e a apresentação das experiências municipais em vigilância socioassistencial apresentadas em evento na USP reforçaram a visibilidade técnica do trabalho desenvolvido.

PROTEÇÃO BÁSICA E CAMPANHAS

As unidades de proteção básica promoveram eventos e ações coletivas voltadas à participação social, fortalecimento comunitário e garantia de direitos.

Na proteção especial, houve encontro de avaliação e planejamento para 2025, retomada do serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua com designação de coordenação, campanhas de combate à violência contra mulheres, crianças, adolescentes e pessoas idosas, capacitação em escuta especializada para a rede de atendimento e o desenvolvimento do projeto Noites Frias.

Ao longo do ano, as campanhas coordenadas pela SMAS e pelo Fundo Social de Solidariedade tiveram impacto direto na população vulnerável. Eventos como a Festa na Fazenda e a Festa das Ações permitiram que instituições atendidas pelo Fundo Social comercializassem produtos para sua manutenção, com todo o lucro revertido às próprias entidades.

PARCERIAS

A SMAS articulou ações intersetoriais que resultaram em relocação assistida de 13 famílias do Bairro Iporã, e que foram beneficiadas com aluguel social. Estabeleceu articulações com o Balcão de Emprego para encaminhamentos nos Cras e no Centro POP.

A realização da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social permitiu que dois delegados fossem participar da etapa nacional em Brasília, reforçando a participação local nas instâncias superiores de formulação de políticas.

Segundo a secretária, o balanço das atividades de 2025 revela um ano de retomada e consolidação, de reabertura de equipamentos, ampliação de serviços, fortalecimento de conselhos e investimentos em formação técnica e vigilância socioassistencial.

“As ações implementadas apontam, conforme definido no Plano de Governo do prefeito Lucas Zanatta, para uma gestão orientada à proteção social ampliada, à integração de políticas e à resposta imediata às demandas mais urgentes da população”, enfatiza Marianne.