

A relação entre música autoral, território e identidade cultural volta ao centro da cena com a terceira temporada do Black Music TOur, websérie audiovisual que percorre paisagens naturais do Tocantins para apresentar artistas locais e suas trajetórias. Os cinco episódios da nova temporada serão lançados nesta quarta-feira, 28, no canal do YouTube doColetivo Cultural Norte Acústico, reunindo performances musicais gravadas em pontos turísticos do estado.
A obra é viabilizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). O projeto integra ações de fomento à produção cultural independente e à valorização da música produzida no estado, com foco em artistas pretos e pardos, de diferentes gerações. Participam da iniciativa os artistas Gustavo, Eliakin e Silas Bispo; o grupo Cobras Corais, com João Baima e Lucas Maranhans; além de Misha, Jady Aline e Kauê.
O Black Music TOur se apresenta como uma websérie que une apresentação musical e narrativa audiovisual. Cada episódio acompanha um artista em um cenário natural ou turístico, contextualizando o espaço e a história do músico antes da execução da canção escolhida. “O Black Music TOur é uma websérie que acompanha músicos da nova e da antiga geração da cena. Artistas que têm música autoral ou cantam obras autorizadas e fazem apresentações em pontos turísticos do estado”, explica o proponente do projeto, Samuel Silva Carvalho. Segundo ele, a proposta é permitir que o público conheça o território e o artista de forma integrada. “A pessoa conhece o local, a paisagem e também a história do cantor. No final, escuta a música que o artista escolheu para aquele episódio”, afirma.
Incentivo cultural e circulação da produção local
Samuel Silva afirma que o incentivo da Pnab tem papel central na continuidade do projeto e na viabilização de produções autorais no estado. “Esse tipo de incentivo possibilita que a gente faça trabalhos mais autorais e que os artistas continuem criando música e conteúdo de qualidade. Todas as temporadas foram financiadas com recursos públicos. A primeira com a Aldir Blanc, a segunda com a Lei Paulo Gustavo e esta terceira novamente com a Aldir Blanc”, destaca.
A proposta também busca construir uma associação direta entre música e paisagem. “O objetivo principal é levar a música dos artistas daqui e mesclar com as paisagens naturais do Tocantins. Criar uma trilha sonora para essas paisagens, fazendo com que elas sejam associadas à cultura que a gente produz”, pontua o proponente, destacando ainda que a recepção do público se fortalece a cada temporada, especialmente por meio da participação ativa dos artistas. “Quem acompanha os artistas acaba conhecendo o projeto. Existe uma troca de público, um intercâmbio entre artistas com públicos diferentes, que amplia o alcance da produção cultural local”, observa.
Em Palmas, a websérie teve exibições públicas na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista, no Tekoha Hub, na Quadra 104 Sul, e também no Sesc Tocantins.
O proponente
Samuel Silva Carvalho, conhecido artisticamente como Carvalho Samuel, é músico, compositor e produtor cultural, musical e audiovisual. Tocantinense, nascido em Paraíso do Tocantins e residente em Palmas; atua como participante e representante do Coletivo Cultural Norte Acústico, desenvolvendo projetos voltados à valorização da música, da arte e da produção cultural independente no estado.
Piauí Abertas inscrições para novos talentos na Casa do Artesão Design Mestre Albertino
Tocantins Governo do Tocantins viabiliza produção de álbum autoral da banda tocantinense Big Marias
Amazonas Carnaval na Floresta celebra cultura, diversidade e tradição na escolha da Corte 2026
Piauí Exposição de trabalhos em madeira resinada é destaque na Casa do Artesão a partir desta segunda (26)
Piauí Rafael Fonteles prestigia posse da nova diretoria da Academia Piauiense de Letras e destaca importância da instituição
Amazonas Exposição valoriza memórias e saberes de idosas no Palácio Rio Negro Mín. 19° Máx. 29°





