

O Governo do Estado, através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), vai resolver uma obra inacabada que está prestes a completar três décadas em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se do viaduto construído ao longo Contorno Leste em 1998 pelo extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). O viaduto nunca foi usado porque não foi concluído e virou um símbolo de política pública mal executada.
A Amep contratou um estudo para a avaliação estrutural do viaduto. A empresa vai executar todos os levantamentos necessários para garantir a integridade da edificação existente e até mesmo a realização de reparação ou reforço estrutural que seja necessário. Esse trabalho já começa nesta semana. Logo em seguida será contratada a execução da obra. O orçamento estimado de todo o investimento é de cerca de R$ 18 milhões.
Esse trabalho está sendo construído em parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais, que será responsável pelos acessos às vias existentes. Neste primeiro momento não será necessário nenhuma intervenção no trafego de veículos no Contorno Leste.
Os acessos serão fundamentais para conectar duas regiões importantes de São José dos Pinhais, que é o bairro Roseira e o Complexo Renault com o bairro Afonso Pena e a Avenida Rui Barbosa. Sem o viaduto em funcionamento os moradores dessas duas regiões são obrigadas a utilizarem diariamente o Contorno Leste.
Segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, mesmo com inúmeras buscas em diversos órgãos não foram encontrados documentos a respeito da obra que ajudassem na conclusão. “Esse é um dificultador que vamos enfrentar partindo do zero, contratando um amplo estudo sobre as condições estruturais do que já esta construído e produzindo o ante-projeto de tudo que ainda resta, como terraplanagem, alças, e ligação viária”, explica.
O secretário de Urbanismo e Transporte de São José dos Pinhais, Lucas Pigato, destaca que essa viaduto incompleto carrega uma imagem ruim para a cidade e sempre gerou uma expectativa de utilidade para resolver um problema de deslocamento naquela região. “As pessoas são obrigadas a entrar na rodovia para chegar ao centro da cidade e aos terminais de ônibus, por exemplo. Se o viaduto funcionar, vamos resolver essa dificuldade”, relata.
Tocantins Adapec orienta produtores sobre o prazo da janela de plantio do algodão segunda safra, que segue aberta até 15 de março
Governo Governo de Minas vistoria e realiza troca de equipamentos da Polícia Civil em Nanuque
Caruaru - PE Meu Amigão abre espaço no Marco Zero para quem busca um novo companheiro de quatro patas
Piauí Piauí é um dos primeiros estados a concluir levantamento nacional sobre presença de javalis
Mato Grosso do Sul MS reforça planejamento contra o fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros no combate a focos no Pantanal
Bahia Colônia de Férias: atividades gratuitas no Espaço Cultural Alagados levam diversão e ludicidade para crianças e jovens nesta…
São Paulo Estado de SP concentra 20,6% dos trabalhadores da cultura no Brasil, com 1,6 milhão de pessoas
Bahia Última semana para envio de artigos sobre segurança alimentar e nutricional à revista BA&D
Espírito Santo Corpo de Bombeiros oferece colônia de férias educativa a crianças em situação de vulnerabilidade em Vila Velha Mín. 19° Máx. 29°





