

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), encerrou nesta quinta-feira, 29, o Curso de Formação Fortalece Elas – Políticas Públicas para Equidade de Gênero nos Municípios. A iniciativa marcou um importante passo no fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), promovendo qualificação técnica, troca de experiências e articulação entre gestoras municipais de diferentes regiões do estado.
O curso foi realizado de forma híbrida, com aulas presenciais e online, e abordou temas centrais para a gestão pública, como equidade de gênero, enfrentamento à violência contra as mulheres, planejamento, orçamento público e transversalidade das políticas de gênero. A proposta foi contribuir para o fortalecimento institucional dos OPMs e para a consolidação de uma rede de cooperação entre Estado e municípios.
Secretária da SPM, Georlize Teles destacou a ação. “Hoje, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, faz uma nova entrega, a cada dia estamos ampliando as ações voltadas para as nossas mulheres, e por meio do curso ‘Fortalece Elas’, reunimos 48 gestoras em um processo formativo que contribui para que a política seja entregue de forma efetiva e eficaz em cada município participante. Vamos juntas, na perspectiva de que é possível mudar essa história”, afirmou.
Segundo a diretora de Articulação e Participação Popular da SPM, Edlaine Sena, a formação reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das políticas para as mulheres em todo o território sergipano. “Trabalhar com as gestoras a transversalidade dessa política é fundamental. Pensar como essas ações chegam aos municípios, ampliando o conhecimento técnico e fortalecendo o atendimento às mulheres, é parte do nosso papel enquanto Secretaria, e o ‘Fortalece Elas’ nasce justamente desse compromisso de qualificar e integrar essa rede”, destacou.
A diretora do Instituto Geni, Ana Luísa Machado, ressaltou que o curso foi pensado para qualificar a atuação prática das gestoras municipais. “O ‘Fortalece Elas’ é uma formação ampla e aprofundada, que passa por discussões sobre equidade de gênero, violência contra as mulheres e orçamento público. É uma capacitação voltada para a atuação direta no dia a dia dos municípios, fortalecendo a política para as mulheres na ponta”, afirmou.
Para as gestoras participantes, o curso representou um avanço importante na articulação entre Estado e municípios. A coordenadora de Políticas para as Mulheres do município de Riachão do Dantas, no centro-sul do estado, Jane Dória, destacou a relevância da iniciativa. “Essa união entre Estado e município fortalece as políticas públicas para as mulheres por meio das coordenadorias e da Secretaria da Mulher. É um avanço significativo para as mulheres sergipanas”, pontuou.
Já a coordenadora de Políticas para as Mulheres do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, Raissa Rocha, enfatizou a importância das trocas proporcionadas pela formação. “Foi um curso fundamental para o fortalecimento e o aprimoramento da nossa atuação, as trocas e os diálogos entre os municípios e a gestão estadual certamente vão fortalecer ainda mais as ações que desenvolvemos nos territórios”, concluiu.



Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





