

As atividades da Operação Carro-Pipa (OCP), integrante do Programa Caravana da Água, foram retomadas nesta segunda-feira, 2, com ampliação da demanda e investimento de R$ 8,8 milhões em 2026. A iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil (SPDEC), garante o fornecimento de água potável a comunidades afetadas pela seca e pela estiagem em diversas regiões do estado.
Segundo a Defesa Civil estadual, a retomada do serviço ocorre após a conclusão dos trâmites necessários para a assinatura dos contratos com os pipeiros habilitados à prestação do serviço. Cada contrato tem validade anual e precisa ser renovado no início de cada exercício, assegurando a regularidade da operação.
Neste ano, a OCP deverá atender 11 municípios por meio de 45 caminhões-pipa. Atualmente, 39 veículos já estão em operação, e na próxima quarta-feira, 4, será realizado um novo sorteio de lotes para a inclusão de mais seis carros-pipa, ampliando a capacidade de atendimento. A Defesa Civil reforça que o acompanhamento das rotas, a fiscalização dos serviços e a renovação contratual são medidas essenciais para manter a qualidade do atendimento e a transparência na aplicação dos recursos públicos.
O subsecretário da Defesa Civil de Sergipe, coronel Luciano Queiroz, destacou a importância da retomada do programa e do reforço estrutural previsto para este ano. “A Operação Carro-Pipa é fundamental para garantir água às famílias que sofrem com os efeitos da seca e estiagem. Estamos retomando as atividades com planejamento, responsabilidade e ampliação dos investimentos, para assegurar que a água chegue de forma regular a quem mais precisa. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o programa em 2026, ampliando o alcance e a eficiência do serviço”, afirmou.


Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





