Quinta, 05 de Fevereiro de 2026
20°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Secretaria de Estado da Saúde discute estratégias para enfrentar sazonalidade das doenças respiratórias

O intuito é garantir que a Rede esteja preparada para atender as crianças com assistência qualificada

04/02/2026 às 22h10
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Felipe Goettenauer
Fotos: Felipe Goettenauer

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira, 4, uma reunião estratégica para discutir o cenário epidemiológico e o planejamento das ações voltadas ao período de sazonalidade das doenças respiratórias. O encontro reuniu técnicos de diversas áreas estratégicas da Rede Estadual de Saúde, com o objetivo de garantir que toda a rede esteja preparada para atender as crianças com qualidade, contribuindo para a redução de internações e óbitos.
 
Durante a reunião, houve debate sobre os principais vírus respiratórios em circulação, com atenção especial ao período que antecede a sazonalidade, quando há um aumento significativo dos casos. O foco principal das discussões foi a população infantil, considerada mais vulnerável às complicações das doenças respiratórias. 

De acordo com a diretora operacional da SES, Jurema Viana, o encontro teve como objetivo discutir o planejamento e as estratégias voltadas ao período de sazonalidade das doenças respiratórias. “Esse é um momento crítico, especialmente para as crianças, e a proposta é se antecipar à demanda. O intuito é garantir que, ao chegar o período sazonal, a Rede esteja preparada para atender todas as crianças, sem dificuldades no acompanhamento, evitando óbitos, ampliando a assistência e qualificando o cuidado”, destacou.

Também foram apresentadas e discutidas novas tecnologias e estratégias de prevenção, como a vacinação de gestantes contra infecções respiratórias e a imunização sazonal de crianças prematuras, medidas que podem contribuir para reduzir os impactos da sazonalidade neste ano, como ressaltou o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes. “É fundamental analisar o cenário epidemiológico dos vírus respiratórios, principalmente no período que antecede a sazonalidade. O papel da vigilância das doenças respiratórias e as novas tecnologias disponíveis, como a vacinação de gestantes contra infecções respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a aplicação do anticorpo monoclonal niservimabe, destinadas a crianças prematuras, intervenções recentemente implantada no Sistema Único de Saúde (SUS), que irão contribuir para reduzir os impactos da sazonalidade neste ano”, frisou.

Síndromes respiratórias

A Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. É importante que, em caso de qualquer sintoma, a população procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se vacine para evitar as síndromes gripais.
 

Diretora operacional da SES, Jurema Viana
Diretora operacional da SES, Jurema Viana
Diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes
Diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

Sex 28°C 20°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 25°C 19°C
Seg 23°C 18°C
Ter °C °C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio