

O óleo de cozinha usado, muitas vezes tratado apenas como um resíduo após a fritura, pode ganhar uma nova função quando descartado corretamente. Com destinação adequada, ele é utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel e passa a contribuir para soluções sustentáveis no transporte, além de impedir que o meio ambiente seja afetado.
É com esse propósito que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o programa Óleo Amigo, da Biopower – empresa da JBS Novos Negócios –, mantêm uma parceria voltada à educação ambiental e ao incentivo ao descarte consciente do produto.
Durante quatro semanas de atividades no Verão Maior Paraná, no início deste ano, a ação esteve presente nos estandes da Sanepar nos balneários do Estado, promovendo orientação prática ao público e apresentando alternativas responsáveis para o reaproveitamento do resíduo. A iniciativa alcançou aproximadamente 930 pessoas, de diferentes faixas etárias, reforçando a relevância e os bons resultados dessa parceria.
“A ação reforça nosso compromisso com a conscientização ambiental e o descarte correto do óleo de cozinha usado. A parceria permite orientar a população e evitar que esse resíduo chegue às redes de esgoto. Atuamos como parceiro da sociedade, garantindo a destinação adequada do óleo para a transformação em biodiesel e convertendo educação ambiental em benefícios concretos para todos”, afirma Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower.
Para muitas pessoas, o descarte no ralo da pia ainda parece a opção mais simples. No entanto, ao chegar à rede coletora, o óleo resfria e se solidifica, formando barreiras de gordura que impedem o fluxo do esgoto e impactam os recursos hídricos.
Um litro de óleo de cozinha usado descartado incorretamente pode poluir até 25 mil litros de água. Por isso, a conscientização sobre práticas adequadas de descarte é fundamental, tanto para a preservação ambiental quanto para a qualidade de vida nas cidades.
“Infelizmente a rede de esgoto ainda recebe muitos resíduos impróprios. O programa Óleo Amigo é uma alternativa excelente e que contribui com o bem-estar de todos, pois além do descarte não parar nas tubulações, ainda produz biocombustível, e todos saem ganhando”, enfatiza Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar.
SOBRE O PROJETO - Criado em 2016, o Óleo Amigo já coletou mais de 45 milhões de litros de óleo de cozinha usado, volume que teria potencial para contaminar mais de 1 trilhão de litros de água caso fosse descartado de forma inadequada. Atualmente, a iniciativa está presente em 113 municípios e conta com cerca de 690 parceiros, entre escolas, empresas e instituições, promovendo oficinas, ações, jogos e palestras voltadas à educação ambiental.
PONTOS DE COLETA - O Óleo Amigo está localizado próximo à fábrica da Biopower, em Mafra (SC), cerca de 100 km de Curitiba. O programa também atua em Lins, no interior de São Paulo, além de Campo Verde (MT) – regiões que contam com unidades de produção de biodiesel da Biopower.
Em Curitiba (PR), a coleta física do óleo de cozinha usado é realizada gratuitamente em bares, restaurantes, escolas e outros estabelecimentos geradores do resíduo. Para agendar a retirada, basta entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 228-9748 ou pelo e-mail oleoamigo.curitiba@jbs.com.br.
Tocantins Governo do Tocantins investe na qualificação de servidores para fortalecer a modernização da gestão pública
Verão Maior Paraná PMPR orienta veranistas e donos de imóveis a prevenir furtos e roubos no Carnaval
Habitação Leite e Gabriel participam da entrega de casas definitivas doadas pelo Movimento União BR em Muçum
Cidades Com o tema “Carnaval com prevenção tem sempre camisinha à mão”, Caav intensifica ações no Terminal Rodoviário
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende pai e filho em flagrante por violência doméstica em Fátima do Sul
Sergipe Construção da Adutora do Leite teve 1º sessão pública de licitação realizada pelo Governo do Estado
Cidades Grupo de jovens adventistas visita Prefeitura e destaca colaboração em ações comunitárias
Mato Grosso do Sul Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos
Mato Grosso do Sul Corumbá e Pantanal recebem cerca de R$ 1 bilhão em investimentos do Governo do Estado Mín. 19° Máx. 24°





