

Melhorar o acesso à água para a atividade agropecuária é a grande demanda da população, predominantemente rural, da região que mais produz leite no estado. Atendendo a isso, o Governo do Estado está na fase licitatória para a construção da Adutora do Leite. Na manhã desta segunda-feira,10, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em Aracaju, ocorreu a 1º sessão da Concorrência Presencial 02/2025, para a elaboração de projeto executivo e execução das obras do Sistema de Adução do Alto Sertão Sergipano.
O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca Ramos da Silva, destacou que a licitação pública é uma das etapas essenciais para a qualidade da obra. “Estamos falando de uma intervenção grande, com todos os cuidados que uma obra desse porte requer da engenharia e dos cuidados com o meio ambiente, por esses motivos estamos trabalhando com total transparência e compromisso técnico desde a elaboração do projeto até a execução da obra”, ressaltou.
Nesta etapa, a Comissão Mista de Licitação recebe as propostas, do tipo técnica e preço, das empresas participantes e ocorre a abertura dos envelopes, etapa registrada em ata assinada pelas partes e registrada em meio audiovisual, conforme determina a Lei Federal 14.133/2021.
O Consórcio Heca-Camel - Obras Hídricas, participou do processo licitatório e, em levantamento prévio da comissão, o número de volumes dos documentos que compõem a proposta apresentada pelas empresas atenderam aos requisitos exigidos no edital da licitação, lançado em 11 de dezembro de 2025. A comissão fará uma análise aprofundada da documentação de habilitação. Concluído este processo, será agendada previamente uma data para o anúncio da divulgação do resultado do trabalho.
Secretário Especial de Gestão das Contratações (Seclog), Walter Pereira Lima é o coordenador-geral do empreendimento público. Segundo ele, sua atuação é na articulação técnica, administrativa e institucional necessária para assegurar o planejamento da execução da obra. Já a comissão de licitação é composta por membros da Seclog; da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da sua empresa vinculada, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse).
“A Adutora do Leite é um projeto estratégico do Governo do Estado, idealizado e priorizado pelo governador Fábio Mitidieri, com foco no fortalecimento da segurança hídrica, no desenvolvimento do alto sertão sergipano e no apoio direto à produção agropecuária e aos perímetros irrigados”, destaca Walter Pereira Lima.
A partir de Canindé de São Francisco, a estrutura da adutora do leite se estenderá por 123 km, atendendo no caminho comunidades rurais de Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe — e outros municípios do alto sertão sergipano — até chegar em Nossa Senhora da Glória. Essa é uma parcela do estado em que pecuaristas, hoje, têm dificuldade de acesso à água para manter os criatórios, por volta de 265 mil animais, com 180 mil somente bovinos.
De acordo com levantamento, cerca 23 mil famílias serão beneficiadas no alto sertão com a obra cujo investimento estimado é de R$ 618,2 milhões. Além da tubulação, a licitação contempla o projeto de adequação da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB-100), a construção de outras quatro EEABs, 22 reservatórios, 21 pontos de distribuição projetados e a recuperação para melhorias no Perímetro Irrigado Califórnia, também mantido pelo Governo do Estado em Canindé.
Primeiros passos
Assinada pelo governador Fábio Mitidieri, em 21 de setembro de 2024, a ordem de serviço autorizou a Coderse e a empresa terceirizada Encibra Engenharia a realizarem os estudos e projetos da viabilidade técnica, dos materiais e métodos para a construção da Adutora do Leite, projeto que ficou pronto em paralelo à etapa de elaboração do processo licitatório da execução da obra, que resultou no edital lançado em dezembro de 2025.
“Com investimento estimado em mais de R$ 600 milhões, trata-se de uma obra estruturante, que reafirma o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional sustentável, a eficiência da gestão pública e a melhoria da qualidade de vida da população sergipana”, concluiu o secretário Walter Pereira Lima.










São Paulo Acordo Paulista: mutirão em Bauru renegocia dívida ativa em impostos como IPVA e ICMS com descontos
Desenvolviment... IAT registra pela primeira vez uma onça-parda em mata do Parque Estadual Rio Guarani
Cidades Prefeitura reorganiza fluxo de urgência e emergência e publica edital para contratar serviços de média e alta complexidade
Sergipe Casa Civil visita TCE e apresenta solução tecnológica para ampliar transparência e rastreabilidade de emendas parlamentares
Bahia Previdência Estadual adere a programa de certificação do governo federal
Sergipe Alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino já podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2026 Mín. 19° Máx. 24°





