

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, celebra neste mês de fevereiro, 20 anos de história, proteção e promoção do aleitamento materno no Espírito Santo. No último ano, mais de 400 bebês internados no hospital foram beneficiados pelo serviço, com mais de 3 mil atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar da unidade.
A coordenadora-médica do Banco de Leite Humano (BLH), pediatra e neonatologista Angélica Carvalho, destacou que a atuação do serviço contribui diretamente para a atualização científica e a qualificação da assistência neonatal, refletindo no aumento da prescrição de leite humano pasteurizado (LHP) em substituição às fórmulas infantis.
“Hoje, o nosso desafio é suprir a crescente demanda por leite humano pasteurizado. E isso é positivo, porque, paralelamente, o trabalho de conscientização sobre o uso do leite da própria mãe também avançou. Somos um agente na mudança de cultura sobre a importância desse alimento mais rico e completo do mundo para o bebê, o leite de sua mãe, e essa é uma grande conquista, pois houve fortalecimento do apoio à extração do leite à beira do leito”, comemorou a coordenadora-médica do BLH do Himaba.
Opinião essa compartilhada pela diretora-assistencial e pediatra Vanuza Guasti. A profissional destacou que a celebração dos 20 anos do Banco de Leite Humano representa o reconhecimento de um trabalho silencioso e profundamente humano, que salva vidas todos os dias.
“O leite materno é o primeiro e mais potente cuidado que oferecemos a um recém-nascido, especialmente aos mais vulneráveis. Incentivar a extração do leite não é apenas uma orientação técnica; é um ato de cuidado, de empoderamento materno e de responsabilidade coletiva. Cada mililitro de leite extraído carrega ciência, solidariedade e compromisso com a vida”, destacou.
Para o diretor-geral do Himaba, Cláudio Amorim, o Banco de Leite simboliza a missão pública do hospital. “O Banco de Leite do Himaba é um patrimônio da sociedade. São 20 anos promovendo vida, fortalecendo famílias e garantindo que a solidariedade se transforme em cuidado real. Investir nesse serviço é investir no futuro, na infância e na dignidade humana”, disse.
Doadoras
Atualmente, o Banco de Leite Humano (BLH) do Himaba conta com 36 doadoras cadastradas. A enfermeira do setor, Daniela Castro, explicou que o número ainda é insuficiente para atender à demanda dos bebês internados no hospital.
“Toda doação passa por um rigoroso processo de triagem e análises antes de ser destinada aos bebês. Por isso, é fundamental o cumprimento de normas específicas para a doação, como o descarte dos primeiros jatos antes da coleta oficial, por exemplo. Reforçamos nosso convite às mães que amamentam exclusivamente e possuem produção excedente de leite a se tornarem doadoras. Esse gesto simples pode salvar vidas e contribuir de forma decisiva para a recuperação dos recém-nascidos”, destacou.
Para se cadastrar como doadora, o processo é simples. A mãe pode entrar em contato com o Banco de Leite do Himaba por WhatsApp, e-mail, telefone ou presencialmente.
No cadastro, é necessário apresentar exames como hemograma e rastreamento para doenças como HIV, hepatites, entre outras. Além dos exames, a equipe do banco de leite avalia também os medicamentos e vitaminas que a mãe está utilizando, a fim de garantir a segurança do material coletado. Após a aprovação do cadastro, a doadora recebe todas as orientações necessárias.
Rede de apoio para a amamentação
Além da triagem de doadoras e da pasteurização do leite humano, o Banco de Leite é referência no Método Canguru e presta apoio à amamentação. O time multiprofissional realiza atendimentos de orientação e apoio à amamentação mediante agendamento.
A enfermeira do BLH Daniela Castro pontuou que muitas mães deixam de buscar o atendimento por receio de comparecer à unidade hospitalar com seu recém-nascido, mas esclareceu que o atendimento à comunidade é realizado de maneira segura.
“As famílias podem comparecer sem receio de expor seus bebês a algum patógeno. Nossa entrada é anexa à entrada principal do hospital, não havendo contato com pacientes internados”, disse a profissional.
Para mais informações e orientações sobre amamentação e doação de leite humano, entre em contato com o Banco de Leite Humano do Himaba pelo telefone (27) 3636-3151 e/ou pelo WhatsApp (27) 99782-4542.
>
Desenvolviment... Estado lança curso para conselheiros dos direitos da criança e do adolescente
Legislativo - MS Reunião com governador Riedel consolida Dione como pré-candidata a deputada estadual
São Paulo Bom Prato amplia fornecimento de refeições em Taubaté para atender vítimas das chuvas
Segurança Pública Instituto-Geral de Perícias é aprovado em Ensaio de Proficiência em Alcoolemia do Inmetro pela quinta vez consecutiva
Tocantins Com ações do Governo do Tocantins, Estado se destaca nacionalmente e conquista pela segunda vez consecutiva Selo Ouro na Alfabetização
São Paulo Acordo Paulista: mutirão na Grande SP renegocia dívida ativa em impostos como IPVA e ICMS com descontos Mín. 19° Máx. 24°





