

Com a proximidade do Carnaval, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba reforça orientações para que a população aproveite as festividades com segurança. A cidade terá evento na sexta (13), a partir das 18h, na Praça Hugo Lippe Júnior (Olímpica), e no sábado (14), a partir das 16h, entre as praças Getúlio Vargas e Olímpica.
A Prefeitura tem proporcionado diversões mais familiares para oferecer uma diversão sadia e tranquila para todos. Mas, como em qualquer evento, a precaução deve ser constante e locais de concentração de pessoas.
O risco mais comum é de furto de celulares, carteiras e outros objetos. A orientação é manter bolsas sempre fechadas e posicionadas à frente do corpo e evitar guardar objetos de valor em bolsos traseiros ou de fácil acesso. É recomendável não usar o aparelho celular distraidamente em meio à multidão.
BEBIDAS
O consumo de bebidas alcoólicas também merece atenção de quem vai participar dos festejos. A dica é beber com moderação, pois o excesso pode favorecer situações de risco e de conflitos. E, claro, se beber, não dirija.
Outro ponto de atenção é não aceitar bebidas de desconhecidos e manter a atenção com o próprio copo, a fim de evitar que alguém misture alguma substância nele.
Pais e responsáveis devem redobrar os cuidados com crianças e adolescentes. A orientação é identificar os menores com pulseiras ou crachás, contendo nome e telefone para contato, além de combinar previamente um ponto de encontro.
PATRULHAMENTO
Durante o período de Carnaval, a GCM intensificará o patrulhamento preventivo nos locais de maior circulação de público. A população pode acionar a corporação pelo telefone 153, em caso de necessidade.
“Nosso objetivo é garantir que a população possa aproveitar o Carnaval com tranquilidade. A presença da Guarda será preventiva e estratégica, mas a segurança também depende da atitude de cada cidadão. Pequenos cuidados, como atenção aos pertences e consumo responsável de álcool, fazem toda a diferença para evitar ocorrências”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública, Júlio César dos Santos.