

O Paraná fechou o mês de janeiro com saldo positivo na abertura de empresas, com 17.220 novos negócios consolidados no Estado no primeiro mês de 2026. O saldo é resultado da diferença entre as 39.618 aberturas e as 22.398 baixas de empresas em janeiro, de acordo com os dados compilados pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar).
Entre os novos CNPJs que entraram na ativa no mês, 30.188 são de Microempreendedores Individuais (MEI), o que equivale a 76% do total. Também foram abertas 8.905 empresas de natureza LTDA, 462 enquadradas como Empresário, 37 Sociedades Anônimas (SA) Fechadas, 12 Cooperativas, 11 Consórcios e três SAs Abertas.
Com o resultado do primeiro mês do ano, o Paraná chegou a um total de 1.989.246 empresas ativas, sendo 1.905.213 matrizes e 84.033 filiais. “O Paraná dá continuidade ao bom resultado de 2025 na abertura de empresas e já começa o ano com saldo positivo, o que demonstra a confiança dos empreendedores nas políticas do Estado, que facilita a vida de quem quer abrir um novo negócio”, ressaltou o presidente da Jucepar, Marco Rigoni.
A política para facilitar a abertura de novas empresas no Paraná é incentivada pelo programa Descomplica Paraná, que existe desde 2019. Ele visa simplificar processos e reduzir a burocracia para facilitar o trabalho dos empreendedores paranaenses. É composto por três eixos principais: agilizar a liberação do CNPJ e autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, como no caso do Descomplica Baixo Risco; soluções para fechamento de empresas; e instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil organizada.
SELO DE BAIXO RISCO– Estado com o maior número de atividades dispensadas de alvará no Brasil , o Paraná também teve crescimento na abertura e alterações de empresas de baixo risco em janeiro.
Foram 2.623 aberturas e 1.868 alterações em empreendimentos que não precisam de alvarás para funcionar, chegando a um total de 4.491 empresas recebendo o Selo de Baixo Risco no mês. Isso representa um aumento de 21% em relação ao mesmo mês do ano passado, que teve um total de 3.724 empreendimentos enquadrados como de baixo risco: 2.077 aberturas e 1.647 alterações.
Segundo dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o Estado fechou 2025 com 975 atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças, medida que faz parte do Programa Descomplica Paraná e que foi regulamentada pelo Decreto nº 3.434/2023, conhecido como Selo de Baixo Risco.
O Selo de Baixo Risco identifica empresas e atividades econômicas com baixo potencial de danos à saúde e isenta a exigência de emissão de licenças por órgãos como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Defesa Agropecuária, contribuindo para a desburocratização e o incentivo ao empreendedorismo no Estado.
Indústria, Com... Paraná aumenta exportações para a União Europeia em 12,9% em janeiro
Legislativo - MT Obras da MT-402 serão retomadas em abril no Distrito do Aguaçu
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em combate à violência contra a mulher em Campo Grande
Legislativo - MT Regularização fundiária avança em Cuiabá com entrega gratuita de escrituras definitivas
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre três mandados de prisão em Ponta Porã
DOF - MS DOF apreende veículo com carga de maconha e skunk em Iguatemi
PM - MS Polícia Militar age com rapidez e prende autor de tentativa de homicídio de Sonora em ação integrada com a Polícia Civil de Sonora e Coxim
Sergipe Arena Batistão ganha esculturas em homenagem a Lourival Baptista e ao Rei Pelé
Bahia Bloquinho leva clima de Carnaval ao Hospital Ortopédico do Estado da Bahia Mín. 19° Máx. 31°





