

Durante três dias de atendimento no Centro Administrativo de Camaçari, o Hemóvel – unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), realizou coletas de sangue e cadastro para doação de medula óssea, ampliando o acesso da população à doação voluntária. A ação, que contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), visa reforçar os estoques de sangue da rede estadual e o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), consolidando o compromisso do município com iniciativas voltadas ao cuidado com a vida.

Ao longo da mobilização, no que se refere à doação de sangue, foram cadastradas mais de 150 possíveis doadores. Esse resultado é considerado expressivo pela coordenação da ação, conforme avaliou a assistente social da Hemoba, Helen do Amor Divino.
“Encerramos esses três dias com um saldo bastante positivo e, com certeza, teremos um importante reforço para os estoques do estado. O engajamento da população demonstra a confiança no serviço e o entendimento da importância do gesto solidário”, avaliou Helen.

A moradora do bairro Natal, Silma Santos, 61 anos, contou que a ação foi essencial para despertar o desejo de voltar a ser doadora. “Eu sempre doava, muito pelo tipo sanguíneo, que é O negativo, mas no período da pandemia parei e acabei não voltando quando tudo melhorou. Essa é a primeira vez que retorno depois desse tempo. Decidi vir porque vi que estava tudo muito organizado e seguro. A gente precisa confiar para praticar esse ato de amor”, compartilhou.

Já a fisioterapeuta Rosângela Santos, 43 anos, moradora do Parque Nascente Rio Capivara, realçou a importância do gesto e incentivou outras pessoas. “Essa é a terceira vez que estou doando. Doar sangue é um ato simples que pode salvar vidas. Sempre que posso, faço minha parte. Espero que mais pessoas entendam a importância e venham doar também”, disse.

Doadora assídua, Ivanuce Gomes, 47 anos, destacou a tranquilidade do atendimento e a organização da ação. “Foi tudo muito tranquilo e bem organizado. A equipe é acolhedora e passa segurança. Dessa vez trouxe até minha filha, Cecília Vitória, que tem 12 anos, para que ela já cresça entendendo a importância desse gesto”, relatou a doadora.

A Sesau reforça que a doação de sangue é um ato simples, seguro e fundamental para manter o atendimento em unidades hospitalares, especialmente em períodos de maior demanda. A secretaria também lembra que a doação pode, e deve, ocorrer em qualquer época do ano, não apenas em campanhas específicas.
Quem não conseguiu participar da ação itinerante no Centro Administrativo pode procurar a unidade fixa da Hemoba em Camaçari, localizada ao lado do Hospital Geral de Camaçari (HGC), na Avenida Jorge Amado, s/n, Bairro Jardim Limoeiro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Estão aptas a doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, desde que atendam aos critérios estabelecidos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal; e pessoas acima de 60 anos só podem realizar a doação caso já tenham doado anteriormente. Para o atendimento é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.
Entre as demais exigências: o doador deve pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde; no ato da doação, é necessário não estar em jejum; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; não ter fumado nas duas horas que antecedem o procedimento; e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. Recomenda-se, ainda, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta.



Amazonas ‘Estou realizada, eu não estava conseguindo comprar porque eu não estava trabalhando’, afirma beneficiada com entrega gratuita de óculos de grau pelo Governo do Amazonas
Mato Grosso do Sul Entre a folia e o cuidado: SES alerta para prevenção contra a dengue e chikungunya no Carnaval
Amazonas Hemoam publica retificação ao edital do processo seletivo para o Hospital do Sangue, no cargo de Enfermagem
Amazonas FVS-RCP divulga edital para seleção de projetos de vigilância, prevenção e controle de ISTs e outras infecções
Saúde Fundação Ezequiel Dias abre inscrições do programa Quero Ser um Cientista para escolas em 2026
Cuiabá - MT Cuiabá registra alta cobertura em vacinas estratégicas e reforça importância da imunização
Saúde Após 20 anos de tratativas, Hospital Infantil de Florianópolis passa a realizar hemodiálise pediátrica
Tocantins SES/TO realiza primeira plasmaférese pelo SUS no Tocantins no Hospital Geral de Palmas
Tocantins Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas alinham estratégias para fortalecer o enfrentamento às arboviroses Mín. 21° Máx. 31°





