

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizará cerca de 2 mil exames voltados à detecção precoce do câncer colorretal nos territórios Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. A ação tem como objetivo ampliar o acesso ao rastreamento da doença, garantindo atendimento organizado por meio da regulação e da demanda identificada pelo projeto nessas regiões.
“O objetivo dessa ação é descentralizar e fortalecer o rastreamento em regiões com maior dificuldade de acesso a esses procedimentos. A estratégia visa à prevenção da doença e ao diagnóstico precoce, para que o tratamento seja iniciado em tempo oportuno, aumentando as chances de cura”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Dirceu Campêlo.
O projeto foi aprovado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada, nesta quarta-feira (11), e tem como público-alvo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes nesses territórios, priorizando:
A ação faz parte do Projeto AMEI (Atendimento Médico Especializado Itinerante), lançado pela Sesapi em 2025, que leva consultas e exames de rastreamento de câncer a todo o estado.

O acesso aos procedimentos ocorrerá por meio de encaminhamento das Secretarias Municipais de Saúde, que deverão observar os seguintes critérios: ser residente no município de origem da solicitação; estar regularmente incluído na fila de espera para colonoscopia no Sistema de Regulação do Acesso – Regula Piauí; e apresentar indicação clínica para o procedimento, conforme avaliação médica.
A estratégia adotada é combinada: inicia-se com o teste de sangue oculto nas fezes (FOBT), reservando a colonoscopia para casos com resultado positivo ou maior risco clínico. Entre a população elegível ao rastreamento, 75% serão submetidos ao exame de sangue oculto nas fezes, etapa inicial e de maior cobertura populacional, enquanto 50% dos pacientes será direcionada à colonoscopia, conforme indicação médica.
O início do projeto está previsto para inicio março nas três regiões de saúde simultaneâmente nas datas do dia 21, 22, 28 e 29 de março. Em cada dia, serão ofertadas 30 vagas para o procedimento de colonoscopia, totalizando 360 atendimentos.
Saúde Carnaval acende alerta para risco de lesões ortopédicas
Marabá - PA Saúde: Município recebe quatro novas unidades móveis para ampliar atendimentos
Saúde Ação da Anvisa e Inmetro fiscaliza produtos de caranaval no DF e BA
Saúde Fundação Ezequiel Dias irá produzir medicamento para degeneração macular
Saúde Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor
Sergipe ‘Carnaguru’ leva acolhimento e afeto à Unidade Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Saúde Estudantes do Trilhas de Futuro visitam instalações do Hospital Regional de Divinópolis
Sergipe Governo de Sergipe publica resultado final do concurso para auditor fiscal tributário da Sefaz
Bataguassu - MS Pronto-Socorro Municipal passa a contar com limpeza hospitalar especializada e vigilância 24 horas Mín. 23° Máx. 34°





