

A unidade de ensino é a primeira de tempo integral com Espaço Maker no município


Os alunos da rede pública estadual de ensino que vivem em Autazes (a 118 quilômetros de Manaus), iniciaram o ano letivo de 2026 no primeiro Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) do município. O Ceti Professora Maria das Graças Lima de Melo, que foi inaugurado na última quinta-feira (12/02), é a 14ª unidade a ser entregue na gestão do governador Wilson Lima, e vai atender mais de 800 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede pública estadual.
Na nova unidade de ensino, os estudantes têm acesso a 20 salas de aulas regulares, sala de Recursos Especiais, equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, artes marciais, informática, piscina, sala de fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca, refeitório, espaço maker, consultório odontológico, enfermaria, campo de futebol e vestiários.
“Uma escola com todos os equipamentos necessários, para que, de fato, os nossos estudantes consigam ter muito mais sucesso na educação, na vida acadêmica. Quero fazer um agradecimento especial a toda a comunidade escolar, aos familiares, e dizer que a educação é o único caminho para transformar nossas vidas”, afirmou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar,
Arlete Mendonça.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Um novo horizonte
Entre os estudantes já matriculados no Ceti está a Ysabelle Pereira, que irá cursar a 1ª série do Ensino Médio. A aluna conheceu todos os espaços da escola e destacou que se sente ansiosa para aproveitar todas as salas e atividades disponíveis na unidade de ensino.
“Eu vou fazer a 1ª série do Ensino Médio e eu tô muito ansiosa para estudar aqui. Minhas expectativas são muito altas. Quero muito usar a sala de informática e a piscina, porque outras escolas não têm, então é uma novidade”, compartilhou a aluna.
Uma das principais novidades para os estudantes do município é o Espaço Maker, um laboratório de robótica que faz parte do projeto “Fazer para Aprender”, da Secretaria de Educação. Ao todo, mais de 85 laboratórios já foram entregues na capital e no interior, desde 2019. O projeto fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual. No espaço, os estudantes têm acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Para o aluno Christifan Samuel, do 8º ano do Ensino Fundamental, ter uma escola alinhada com as novidades tecnológicas o deixa ainda mais ansioso para o início das aulas.
“Minha expectativa nessa nova escola é boa, afinal na minha outra escola não tinha a sala de robótica, física, aqui a gente pode ter mais disposição, um outro cardápio na merenda, que também estou ansioso”, finalizou o estudante.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Para os pais, poder ter a certeza de que seus filhos estarão em um ambiente de aprendizado com atividades variadas durante o tempo integral garante um alívio ainda maior. Larissa Dantas, mãe do aluno Heitor Dantas, que vai ingressar no 7º ano do Ensino Fundamental no Ceti, destacou que as expectativas são altas para o início das aulas.
“Estamos com muita expectativa na inauguração do Ceti, por muitos anos esperamos esse momento, uma escola com uma boa estrutura. A gente percebeu que é uma escola que vai ter laboratório de informática com robótica envolvida, sala de dança, quadras, e também um campo de futebol. O meu filho é uma criança apaixonada por futebol e vai incentivar também a questão do esporte. Nós, como pais do município de Autazes estamos muito felizes”, afirmou a mãe do estudante.
Homenagens
Como patrona da unidade de ensino, foi escolhida a professora Maria das Graças Lima de Melo, que nasceu e trilhou toda a trajetória profissional na educação no município de Autazes. Em sua infância, Maria das Graças estudou na mesma unidade de ensino onde iniciou sua carreira de professora de Língua Portuguesa, a Escola Estadual (EE) Raimundo de Sá. Por mais de 20 anos, atuou, também, como diretora na EE Vidal Gomes de Melo.
A contribuição da professora Maria das Graças ultrapassou os limites da sala de aula, consolidando-a como um marco na história educacional e cultural do município de Autazes. Sua atuação não se restringiu ao ensino da Língua Portuguesa, mas se estendeu à gestão escolar e à criação de projetos que transformaram a realidade dos estudantes e da comunidade. A professora faleceu em 2009, mas seu legado na educação estadual permanece até os dias atuais.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Emocionada, a professora Auxiliadora Ângelo, irmã da patrona, destacou que toda a família se alegra ao ver o nome de Maria das Graças em uma escola tão importante para Autazes.
“Estou aqui primeiramente muito feliz com esse momento em que a minha irmã vai ser homenageada, era um sonho. Pra mim, esse momento é de grande relevância, um abraço na alma da nossa família por tudo que ela fez pela educação do município, pela cultura. Estou muito grata por esse momento”, disse a professora.
Piauí Uespi divulga primeira chamada da lista de espera do SiSU. Confira os nomes.
Marabá - PA Semed: Marabá sediará etapa estadual dos 68º Jogos Estudantis Paraenses (JEPS)
Educação Prazo para avaliação diagnóstica 2026 é prorrogado e reforça planejamento pedagógico nas escolas Mín. 23° Máx. 34°





