Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
28°

Tempestades

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Governo

Maranhão acumulou taxa de crescimento de 2,6% no volume de serviços em 2025

Dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE esta semana. PMS ajuda a entender tendências do mercado e orientar políticas e...

13/02/2026 às 18h42
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (12), a economia maranhense segue com indicadores positivos registrando um aumento de 2,6% no volume de serviços em 2025. O crescimento reflete os investimentos do Governo do Maranhão para incentivar o setor.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE é um estudo que monitora o setor de serviços no Brasil, fornecendo dados sobre o volume de atividade e receita. Essencial para análise econômica, a PMS ajuda a entender tendências do mercado e orientar políticas e estratégias de negócios.

O crescimento de 2,6% mostra a importância do setor de serviços como um dos motores da economia estadual.

O dado apresentado pela pesquisa é reflexo das políticas e investimentos do Governo do Maranhão para incentivar a abertura de novos negócios no estado. Como exemplo dos esforços do Governo do Maranhão para a atração de novos investimentos que gerem emprego e renda no estado está a instalação de uma biorrefinaria em Balsas: a Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, com investimento de R$ 2,5 bilhões, cuja construção da unidade gerou 3 mil empregos e cerca de 500 profissionais foram contratados para a operação.

Segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o dado consolida o quinto ano consecutivo de expansão do setor, que corresponde a cerca de 70% do Valor Adicionado Bruto do PIB do estado.

Na avaliação do presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, os dados compõem a trajetória positiva do mercado de trabalho. “Além disso, o aumento da massa de rendimento no Maranhão favorece atividade do setor terciário. Conforme a PNAD Continua, no 3º trimestre de 2025 a taxa de desocupação no estado era 6,1%, a menor entre os estados do Nordeste, o que contribuiu para este crescimento no volume de serviços prestados no estado em 2025”, informou.

Além disso, segundo o Imesc, nos últimos quatro trimestres, todos os setores da economia maranhense - agropecuária, indústria e serviços - contribuíram para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, destacando-se, em especial, a agropecuária e a indústria.

Ainda segundo a PMS, no Brasil, o acumulado de janeiro a dezembro de 2025, em comparação a 2024, os Serviços registraram alta de 2,8%. Foi o quinto ano consecutivo com taxa positiva para o setor nacionalmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários