

A qualificação profissional tem se consolidado como ferramenta estratégica de inclusão social e geração de renda em Sergipe. Nesta quinta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou a entrega de certificados dos cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), por meio do programa “Qualifica Sergipe”.
A ação certificou mais de 200 concluintes de cursos realizados nos Espaços Cuidar dos bairros Bugio e Santa Maria. As formações contemplaram áreas como construção civil, eletricidade, costura, moda, design de sobrancelhas, entre outras qualificações voltadas à geração de renda e à inserção produtiva.
Os cursos, com cargas horárias que variaram entre 40 e 160 horas, foram ofertados em diferentes turnos, garantindo maior acesso da população aos processos de qualificação profissional.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a entrega dos certificados vai além da conclusão dos cursos. “Esses certificados representam, ampliação de oportunidades, fortalecimento da autonomia e a abertura de novos caminhos para mulheres e homens que buscam melhorar suas condições de vida por meio do trabalho’’, destacou.
Andreia Maria dos Santos recebeu o certificado de eletricista e comemorou a conquista. “Estou muito feliz, porque a jornada não foi fácil. Sou mãe de quatro filhos, tenho meu esposo e me inspirei nele, que é eletricista, para fazer esse curso. Cada etapa exigiu muito de mim, mas também me mostrou que eu era capaz de chegar até aqui. Sou muito grata a todas as pessoas que me ajudaram nesse caminho, especialmente ao meu professor, que foi fundamental nesse processo”, afirmou.
A iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer políticas públicas integradas, levando qualificação, dignidade e oportunidade diretamente aos territórios, com foco no protagonismo feminino, no desenvolvimento local e na redução das desigualdades sociais. Com presença ativa nos territórios e na realidade de quem participa, o projeto evidencia a importância de ações intersetoriais que dialogam entre si e chegam de forma concreta à vida da população.

Parauapebas - PA Prefeitura informa normalização dos serviços na UBS da Paz após reparos na rede elétrica
Saúde Com 786 mil cirurgias eletivas, Paraná alcança recorde de procedimentos em 2025
Saúde Com 786 mil cirurgias eletivas, Paraná alcança recorde de procedimentos em 2026
Piauí Lei fortalece apoio psicológico digital a mães e cuidadores de crianças atípicas no Piauí
Saúde Saúde capilar integra ciência, diagnóstico e tratamento
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá moderniza atendimento odontológico com novas cadeiras no CEO Tijucal
Saúde Rio registra cinco atendimentos por hora devido ao calor no carnaval
Saúde Recomeços possíveis: HSM fortalece recuperação de pessoas com dependência química por meio de acolhimento e reinserção social
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá abre processo seletivo simplificado para médicos da Atenção Primária à Saúde Mín. 20° Máx. 28°





