

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, alerta profissionais e instituições sobre as novas mudanças nos modelos de receituários destinados à prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial. As alterações foram publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 1.000/2025, e já estão vigentes.
Com a atualização, publicada no último dia 13 de fevereiro, a impressão de todas as Notificações de Receita, incluindo as do tipo A e de Talidomida, deverá seguir os novos modelos disponíveis -- clique aqui para acessá-los . Outra alteração é que a impressão poderá ser realizada pelos próprios prescritores e instituições de saúde, para todos os tipos de receituário. A medida integra o conjunto de ações de desburocratização e simplificação do acesso da população brasileira a medicamentos.
Segundo a gerente de Medicamentos da SES, Fabiana Carvalho, a distribuição das Notificações de Receita tipo A e de Talidomida pelo órgão de Vigilância Sanitária Estadual continuará ocorrendo até o fim dos estoques. “A confecção pelos próprios profissionais e estabelecimentos de saúde é facultativa e não exclui a obrigatoriedade de solicitar autorização ao órgão sanitário competente. Além disso, permanece obrigatória a solicitação prévia da numeração junto à autoridade sanitária local. A exigência de controle e rastreabilidade continua válida. Os receituários impressos até 12 de fevereiro de 2026 seguem válidos por tempo indeterminado, conforme estabelecido pela regulamentação”, salientou a gerente.
Com isso, os modelos antigos previstos na Portaria SVS/MS nº 344/1998 deixam de ser válidos para novas impressões. A partir da vigência da norma, prescritores e instituições de saúde deverão utilizar exclusivamente os novos formatos estabelecidos. Os novos modelos estão disponíveis no Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), plataforma digital criada pela Anvisa para centralizar a gestão da numeração das notificações de receita em todo o país.


Amazonas Febre aftosa: Adaf vai realizar vigilância em mais de 400 propriedades no primeiro semestre de 2026
Saúde Paraná implementa estratégia para fortalecer atendimento nas UBS das cidades
Saúde Governo do Estado anuncia novos recursos para qualificar Hemocentro Regional de Caxias do Sul Mín. 20° Máx. 28°





