

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) retirou, em janeiro, aproximadamente 3.800 metros cúbicos de resíduos descartados de forma irregular em áreas públicas de Araçatuba.
O volume corresponde a cerca de 380 caminhões-caçamba, com capacidade média de 10 metros cúbicos. Este volume daria para encher aproximadamente 250 piscinas residenciais pequenas (de 15 mil litros) ou ainda cobrir quase um campo de futebol com um metro de altura em uma área equivalente a meia quadra poliesportiva.
Além de comprometer a paisagem urbana, a prática favorece a proliferação de insetos e animais peçonhentos, contribui para o entupimento de galerias pluviais e amplia o risco de alagamentos, especialmente em períodos de chuva.
No mesmo período, foram recolhidos cerca de 3.400 metros cúbicos de materiais depositados corretamente nas caçambas dos ecopontos mantidos pelo município. Os espaços recebem entulho, restos de construção, móveis inservíveis e outros resíduos, de forma gratuita.
ORIENTAÇÃO
A secretaria reforça que o combate ao descarte irregular depende da fiscalização e da colaboração da população.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Constantino Vourlis, afirma ainda que a estrutura disponível tem justamente a finalidade de evitar o descarte clandestino. “Quando o lixo é deixado em área pública, a Prefeitura precisa mobilizar equipe e equipamentos para a retirada. É um custo adicional que poderia ser evitado com o uso adequado dos ecopontos”, afirmou.