

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, no próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 9h, uma simulação realística de princípio de incêndio, considerada a primeira do gênero no Estado do Piauí. A ação envolverá diversos órgãos das áreas de segurança pública, administração e trânsito, com o objetivo de testar protocolos e fortalecer a atuação integrada em situações de emergência.
Nesta sexta-feira (20), representantes das instituições envolvidas na simulação participaram de uma reunião preparatória. Segundo o coronel Rivelino de Moura, do Corpo de Bombeiros Militar, o encontro teve como foco o alinhamento entre os órgãos de segurança e saúde que atuarão na ação, garantindo maior eficiência na resposta a possíveis ocorrências reais.
“Este simulado representa um marco, sendo o primeiro do gênero no estado do Piauí. O objetivo é garantir a coordenação eficiente entre os órgãos envolvidos, visando a segurança da população piauiense e, em especial, dos usuários do HGV. Acreditamos que esta iniciativa contribuirá significativamente para aprimorar a capacidade de resposta em situações de desastres”, destacou o coronel.

A coordenadora do Núcleo de Saúde do Trabalhador do HGV, Juliete Leal, explicou que o exercício será realizado de forma realística, utilizando a própria estrutura da unidade hospitalar.
“Esta simulação tem como objetivo fornecer uma ferramenta prática para aplicação em situações de emergência. Participarão brigadistas treinados em aulas teóricas, socorristas e colaboradores da instituição, que atuarão como pacientes durante o exercício”, explicou a enfermeira.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, desta que reunião preparatória contribui para a organização do evento.
“Foi uma reunião de planejamento, dedicada à simulação de evacuação do HGV em caso de incêndio. O objetivo principal é planejar e organizar as ações a serem tomadas em situações de emergência. Essa iniciativa visa a prevenção e, simultaneamente, a instrução dos colaboradores sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de sinistro, destaca a gestora.

Participam do simulado o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, a Polícia Militar do Piauí, a Secretaria de Estado da Administração do Piauí (Sead), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a Guarda Civil Municipal de Teresina e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans). Além do diretor técnico do HGV, Thiago Diniz e a diretora Administrativa, Socorro Moura.

Amazonas Barco Hospital São João XXIII retorna a Silves nesta sexta-feira
Saúde Governo inaugura ambulatório de feridas crônicas no Hospital São Carlos, em Farroupilha
Sergipe Programa CNH Caminhoneiro tem prazo para a coleta biométrica prorrogado
Sergipe Governo lança edital para seleção de interessadas em expor produtos na Loja Colaborativa Mulher Empreendedora
Saúde Primeiro da cidade: Estado assina ordem de serviço para construção do Hospital de Imbituva
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados promoveu ações de acolhimento e descontração aos pacientes durante Carnaval
Amazonas Febre aftosa: Adaf vai realizar vigilância em mais de 400 propriedades no primeiro semestre de 2026
Saúde Paraná implementa estratégia para fortalecer atendimento nas UBS das cidades
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 36°





