Sexta, 20 de Fevereiro de 2026
30°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Parceria entre Governo do Estado e Faese amplia capacitação de pessoas privadas de liberdade

Iniciativa histórica reforça o olhar de profissionalização para o sistema prisional

20/02/2026 às 14h27
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Sejuc
Fotos: Ascom Sejuc

Um olhar ainda mais humanizado na profissionalização dentro do sistema prisional. A partir deste ano, além das ações educativas já consolidadas dentro das unidades prisionais, a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) atuará com ações voltadas à remição da pena por meio da capacitação de pessoas privadas de liberdade. 

A iniciativa histórica foi possível graças à assinatura de um Termo de Cooperação entre Governo do Estado e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para capacitação de pessoas privadas de liberdade. A solenidade aconteceu durante a 5ª edição do Sealba Show, evento realizado pela Faese.

A secretária de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa, destacou a relevância da parceria. “A Sejuc está muito feliz com essa iniciativa do Senar/Faese porque estamos em um momento em que todo o Brasil está mobilizado para melhorar as condições do sistema prisional. Estamos começando a implantação do Plano Pena Justa e o Senar vem com esta iniciativa histórica de trazer esse olhar de profissionalização para o sistema prisional. Agora, teremos a oportunidade de preparar internos, pessoas que estão privadas de liberdade para, na sua saída, serem reintegradas ao convívio social. Espero que essa iniciativa do Senar possa inspirar outros órgãos, outras instituições a fazerem também parcerias desse tipo”, ressaltou.
 
Segundo o presidente do sistema Faese/Senar, Gustavo Dias, a acolhida a pessoas em privação de liberdade é necessária. “Não podemos renegar, excluir. É preciso acolher. Foi então que tivemos esse pensamento de procurar a Secretaria da Justiça e fomos muito bem recebidos. Ficamos encantados com alguns registros que vimos no sistema prisional, do que já existe e que é possível ter em outros, melhorar os que já existem. Foi a partir daí que fizemos essa tratativa com as equipes técnicas do Senar e da Sejuc para definir um plano de ação e podermos executá-lo. Vamos levar aos internos alguns treinamentos sobre olerícolas [plantas herbáceas cultivadas para o consumo humano de suas partes comestíveis], vamos ensinar o plantio de alface, tomate, cebola, coentro, plantas ornamentais e outros. E, para as mulheres privadas de liberdade, também. Levaremos nossa unidade móvel de agroindústria ao Presídio Feminino e lá poderemos ensinar compotas, embutidos, doces, queijos e outros dentro da nossa unidade móvel. O mesmo tratamento que nós damos aos nossos produtores, daremos a esses internos”, revelou.
 
Senar
 
Vinculado ao Sistema S, o Senar oferece educação profissional, assistência técnica e gerencial e atividades de promoção social aos produtores rurais brasileiros. Administrado por um Conselho formado por representantes dos produtores, dos trabalhadores e das classes produtivas, é presidido pelo presidente da Faese e composto por representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) e do Senar Administração Central. 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Sáb 28°C 20°C
Dom 27°C 20°C
Seg 26°C 20°C
Ter 27°C 20°C
Qua 26°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio