

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), autorizou nesta sexta-feira (20) a abertura do processo licitatório destinado à construção da Maternidade e do Pronto Atendimento Municipal (PAM) de São João do Ivaí, no Vale do Ivaí. O investimento do Governo do Estado é de R$ 14 milhões.
As novas estruturas vão fortalecer a rede de assistência à saúde do município e de toda a região, ampliando o acesso a serviços essenciais e garantindo atendimento mais ágil e qualificado à população.
O Pronto Atendimento Municipal será fundamental para assegurar cuidados médicos imediatos em situações de urgência e emergência, garantindo acesso rápido aos serviços de saúde, estabilização de casos críticos e encaminhamento adequado para unidades de referência.
A unidade também contribuirá para a prevenção de complicações e para a melhoria da qualidade de vida da população, reforçando a infraestrutura de assistencial local.
Atualmente, outros 49 PAMs estão em construção ou em tramitação avançada no Paraná. Os investimentos do Governo do Estado para estas obras PAMs ultrapassam R$ 219 milhões.
Já a maternidade terá como foco a humanização do parto, com a criação de um ambiente aconchegante, acolhedor e seguro para que as mulheres possam dar à luz de forma idealmente natural, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A estrutura terá capacidade para atender até 400 gestantes por mês e contará com quatro quartos de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (PPP), sendo um deles destinado a isolamento, além de três leitos de alojamento conjunto.
MÃES E BEBÊS- A maternidade ficará anexa ao PAM e compartilhará áreas de apoio, permitindo a otimização das equipes e dos recursos, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento.
“O Governo do Estado está investindo onde a população mais precisa: na porta de entrada do sistema e na atenção à mãe e ao bebê. Essa obra significa dar um passo concreto para que São João do Ivaí tenha uma estrutura moderna, resolutiva e humanizada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O prefeito Fábio Hidek destacou que o projeto representa um avanço histórico para o município. “É um momento muito importante para São João do Ivaí. A maternidade e o PAM vão trazer mais segurança às gestantes, às famílias e a toda população. Agradecemos ao Governo do Estado por esse investimento que vai transformar a saúde do nosso município”, disse.
PRESENÇAS- Também participaram do evento o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, além de vereadores e lideranças da região.
Amazonas HPS João Lúcio solicita apoio para identificar paciente internado sem documentação
Mato Grosso do Sul Pelo quarto ano consecutivo, HRMS recebe indicador máximo em segurança do paciente
Saúde Mães de bebês prematuros recebem apoio em saúde mental no Paraná
Piauí Piauí Saúde Digital amplia atendimentos em quase 48% durante o Carnaval
Saúde Estado anuncia construção de Pronto Atendimento e maternidade em São João do Ivaí
Saúde Gabriel Souza inaugura maternidade e centro obstétrico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo
Cuiabá - MT Secretária de Saúde vistoria obras em unidades de saúde mental e reforça atendimento contínuo à população
Amazonas Governo do Amazonas promove ação de castração solidária de animais no bairro Betânia, zona sul da capital
Saúde Especialistas do Hospital João XXIII alertam sobre riscos de mergulhos em águas rasas Mín. 20° Máx. 30°





